GD.
A manhã desta segunda-feira (23), primeiro dia útil do decreto municipal em Cuiabá que limita o funcionamento do comércio e serviço público, as ruas da Capital amanheceram desertas. Em um horário em que os pontos de ônibus estão lotados e o trânsito congestionado, havia poucas pessoas transitando pela cidade.
A equipe do foi às ruas, no centro da cidade e viu apenas um ônibus circulando. O decreto da Prefeitura de Cuiabá exigia a suspensão total do transporte, mas decisão judicial mandou que fosse mantida 30% da frota para transporte de servidores que atuam nos serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza.
Nas pessoas que estavam nos pontos de espera e caminhando pelas vias era perceptível o distanciamento. A recomendação é que os indivíduos mantenham distância de pelo menos um metro entre si. As restrições do Decreto nº 7.849, de 20 de março de 2020 expiram no próximo dia 5 de abril.
Para garantir que não haverá aglomeração de pessoas que potencialize a proliferação da doença, a polícia faz rondas pela cidade e orienta populares a irem para casa. O isolamento social é indicado como a maneira mais eficaz de prevenir a contaminação pelo coronavírus Covid 19.
Até o momento, há dois casos confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em Mato Grosso. Um em Cuiabá e outro em Várzea Grande. Nesta segunda-feira (23), a Prefeitura de Rondonópolis confirmou dois casos na cidade, no entando ainda é necessário o resultado do Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) para confirmar os casos.