O presidente Jair Bolsonaro afirmou que há “doutrinação” nos concursos púbicos e compartilhou 1 vídeo em que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, dá declarações no mesmo sentido.
“Doutrinação e mentiras até nos concursos. Caso fosse perguntado numa prova: após a saída de João Goulart, em 1964, quem assumiu a presidência da república? Qual sua resposta?”, escreveu.
A manifestação de Bolsonaro foi por meio de sua conta oficial no Facebook. No vídeo publicado pelo político, o ministro da Educação diz o seguinte:
“Se você ver, é 1 concurso [o último da Agência Brasileira de Inteligência] que tem praticamente nada de matemática e está lá falando de governo de ‘governo estadunidense’. Na seleção você já seleciona gente com viés de esquerda nos concursos. Como é o Enem.”
Weintraub continua:
“Estamos falando de mais de 1 quarto de século de continuamente uma doutrinação que começa de uma forma suave e gradualmente você vai começando a achar o errado, normal. E, de repente, você tem que falar que o errado é bonito”.
.
O ministro já foi aprovado em concurso público. Para assumir a pasta da Educação, ele se afastou de seu emprego como professor da Universidade Federal de São Paulo.