Redação 24 Horas News |
O projeto, comemorativo aos 300 anos de Cuiabá, foi desenvolvido nas aulas de arte da Escola Estadual Dr. Fenelon Müller
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do Instituto Memoria do Poder Legislativo de Mato Grosso (IMPL), recebe exposição de telas pintadas por alunos dos 7º, 8º e 9º anos da Escola Estadual Dr. Fenelon Müller. O projeto, comemorativo aos 300 anos de Cuiabá, foi desenvolvido nas aulas de arte e buscam retratar um pouco da cultura, das tradições e dos elementos característicos da Cuiabania.
A mostra começa hoje (20) vai até sexta-feira (24) aberta ao público o dia todo no saguão principal da Casa Legislativa. Ao todo estão expostas 50 telas pintadas com a técnica ‘lápis de cor sobre papel’.
“O espaço cultural da ALMT é aberto para toda sociedade e já se constitui numa importante plataforma de divulgação da cultura e da arte mato-grossense. Mas também se constitui num espaço para promover o conhecimento, a conscientização e a reflexão, com exposições como essa que traz o olhar de jovens sobre a cultura Cuiabana. É dar visibilidade e oportunidade para projetos educacionais” afirma a superintendente do IMPL, Mara Visnadi.
“A mensagem mais importante que fica de uma oportunidade como essa é de que esses jovens, que estudam em escolas públicas e frequentemente vivenciam tanta precariedade e abandono, podem e devem acreditar que existem possibilidades de superar as dificuldades e conquistar espaços sociais em qualquer área de interesse e de afinidade. Que eles têm potencial e que podem ir além dessas barreiras”, comemora a professora responsável pelo projeto Daniela Cunha Crescêncio – a Dani Xu.
Ela explica que a ideia surgiu no ano passado quando começou a levar os trabalhos produzidos durante as aulas de artes para os muros da escola e agora ocupam o espaço cultural da Casa Legislativa de Mato Grosso. “São tantos talentos que não podem ficar guardados em cadernos. Precisam ser mostrados e valorizados”, fala com orgulho.
As obras estão disponíveis para venda. Toda a renda arrecadada será revertida para a compra de materiais para as aulas de artes. Quem tiver interesse em conhecer mis sobre o projeto, adquirir um desenho ou colaborar, pode entrar em contato com a Dani Xu ou com a escola, nos telefones 65 99286-4591 ou 65 3646-9418.
A superintendente do IMPL lembra que a disponibilização do espaço cultural da ALMT para exposições ou feiras é aberta para toda sociedade, grupos ou entidades culturais. Para realizar o evento é preciso procurar o instituo e apresentar o projeto para verificar a disponibilidade de data. O telefone de contato é o 65 3313-6938.