A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) definiu nesta terça-feira que Santiago, no Chile, será sede da primeira final única da Libertadores na história, em 2019.
A capital chilena venceu disputa com Lima (Peru) e Montevidéu (Uruguai), ficando com a honra de receber o confronto decisivo do maior torneio de clubes da América do Sul.
Na mesma reunião, também ficou acordado que Lima, capital do Peru, será a sede da final única da Copa Sul-Americana 2019 – um prêmio de consolação para a capital da gastronomia latino-americana.
“Essas decisões obedecem o objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano mediante a obtenção de mais recursos, mais fontes de receitas e maiores padrões em todos os níveis”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.
“Além de gerar mais recursos para serem investidos no desenvolvimento esportivo, as finais únicas serão uma grande oportunidade para que a América do Sul dê um grande salto em infraestrutura esportiva, em organização de eventos, em controles de segurança, em comidade e atenção aos estádios, além da promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores”, acrescentou.
“As finais únicas de Libertadores e Sul-Americana serão eventos que vão nos inspirar a pensar grande”, completou.