repórter do GD
A Santa Casa de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) decidiu suspender as atividades da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica desde hoje (20), após acordo feito entre Prefeitura e Estado ser descumprido. Direção da unidade optou por fechar as portas por tempo indeterminado.
Divulgação |
Desde o dia 5 de julho o hospital não recebe internação e a previsão era encerrar os serviços até o dia 15. Porém, devido a acordo no dia 12, para o Estado repassar valores pendentes para média e alta complexidade, durante reunião entre deputados, representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a diretoria da Santa Casa decidiu aguardar o pagamento até quinta-feira (19).
Como o acordo não se cumpriu, a unidade fechou as portas da UTI pediátrica sob alegação de não ter mais condições financeiras de manter o atendimento.
Para evitar o encerramento dos serviços, durante reunião ficou definido que o Estado iria repassar ainda nesta semana o valor de R$ 1,3 milhão para pagamento de custos de serviços de alta e média complexidade realizados no mês de fevereiro. Quanto aos pagamentos de março, abril, maio e junho, o Estado iria programar as datas para os próximos dias.
Ficou acordado ainda que a Prefeitura iria repassar ao Hospital o valor total de R$ 2,5 milhões para quitar atrasos com as UTIs, o que a direção alega que não ocorreu. A Prefeitura, porém, afirma não existir atrasos.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que o pagamento, que ficou acordado para esta semana, foi repassado na quarta-feira (18) ao Fundo Municipal de Saúde de Rondonópolis.
Os demais valores estão sendo programadas para pagamento pelo setor financeiro da SES.