A fase de quartas de final marca a última etapa da Copa do Mundo antes de os cartões serem zerados pela Fifa. Portanto, quem possui um amarelo e receber nova advertência fica fora da semifinal. Ao todo são 32 atletas entre as oito seleções classificadas sob risco de não passar pelo filtro antes da absolvição prevista pelo regulamento.
Entre os pendurados há estrelas do nível de Paul Pogba (França), Kevin De Bruyne (Bélgica), Neymar (Brasil) e Rakitic (Croácia) e jogadores importantes como Golovin (Rússia), Mandzukic (Croácia), Henderson (Inglaterra) e Claesson (Suécia).
Para esta etapa de quartas de final, somente as seleções da França (Matuidi), do Brasil (Casemiro) e da Suécia (Lustig) serão desfalcadas por atletas suspensos, que voltariam zerados no caso de classificação das suas respectivas seleções às semifinais.
A França abre etapa dos oito melhores do Mundial na sexta-feira, às 11h (de Brasília), contra o Uruguai, em Nijni Novgorod. Na mesma data, mas às 15h, o Brasil pega a Bélgica, em Kazan. No sábado, às 11h, a Suécia encara a Inglaterra, em Samara. Quatro horas mais tarde, Rússia x Croácia definem, em Sochi, o último semifinalista.
Veja a lista de jogadores que correm risco de suspensão:
FRANÇA
Pogba (meio-campista), Tolisso (meio-campista), Pavard (lateral direito) e Giroud (centroavante)
URUGUAI
Bentancur (meio-campista)
BRASIL
Philippe Coutinho (meio-campista), Neymar (atacante) e Filipe Luis (lateral esquerdo)
BÉLGICA
De Bruyne (meio-campista), Dendoncker (zagueiro), Tielemans (meio-campista), Vertonghen (defensor) e Meunier (ala direito)
RÚSSIA
Golovin (meio-campista), Gazinski (meio-campista), Kutepov (zagueiro), Smolov (atacante) e Zobnin (meio-campista)
CROÁCIA
Rakitic (meio-campista), Jedvaj (zagueiro), Pjaca (atacante), Brozovic (meio-campista), Vrsaljko (lateral direito), Corluka (zagueiro), Mandzukic (atacante) e Rebic (atacante)
INGLATERRA
Lingard (meio-campista), Walker (defensor), Henderson (meio-campista) e Loftus-Cheek (meio-campista)
SUÉCIA
Claesson (meio-campista) e Ekdal (meio-campista)
Com informações da Folhapress.