O vice-governador Carlos Fávaro esteve em Colíder na tarde de ontem, apresentando o programa do governo federal “Internet para todos”, na Câmara Municipal. O município de Colíder já está cadastrado no programa que tem como meta inicial atender aos municípios que não têm acesso à internet ou contam com prestação de serviço ineficaz.
O vice-governador disse que Mato Grosso será o primeiro estado da região Centro-Oeste a receber o programa de inclusão digital, o que deve ocorrer a partir do mês de março. Ele explica, ainda, que a Vice-governadoria deu início ao processo e cadastrou os municípios junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Para participar, os municípios deverão firmar um termo de adesão com o MCTIC, no qual indicarão as localidades para atendimento. O prefeito Noboru Tomiyoshi disse que vem acompanhando o desenrolar do projeto desde o ano passado. “Aqui em Colíder vamos atender as comunidades Sol Nascente, Marco de Cimento, Trevo Ouro Verde, Café Norte e PA Veraneio. Sabemos da importância hoje da internet, tanto para os serviços de Saúde e Educação, quanto para o desenvolvimento econômico e para o cotidiano das pessoas”, frisou.
Após a adesão, as prefeituras deverão também disponibilizar uma área para que a antena, cedida pelo governo federal, possa ser instalada e providenciar a segurança do local. Para as instituições como escolas, postos de saúde e outros, a internet deverá ser disponibilizada gratuitamente. Já para o cidadão, será oferecida com uma taxa bastante reduzida comparada aos valores praticados no mercado, pois, a empresa que atender as localidades contará com garantias e isenções oferecidas pelo governo federal.