Exame em João Arcanjo indica que passará a cumprir pena no semiaberto em breve

Data:

Compartilhar:

A Gazeta


João Arcanjo Ribeiro vai passar por um exame criminológico, um dos requisitos para o juiz da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, Geraldo Fidélis, analisar o pedido de progressão de regime feito pelo advogado de defesa, Paulo Fabrinny. Esta é uma das determinações do juiz em decisão nesta terça-feira (21), que avaliou pedidos feitos também pelo advogado Zaid Arbid. A defesa do ex-comendador acredita que ele deixa a prisão este ano.

Chico Ferreira

O magistrado determinou prioridade na tramitação do processo, tendo em vista a idade do ex-comendador, hoje com 66 anos, o que é garantido por lei a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, em qualquer instância.

A defesa também teve deferido o pedido de alteração das frações para realização do cálculo de pena, uma vez que os crimes foram cometidos antes da Lei 11.464/2007 – Crimes Hediondos – entrar em vigor. Sendo assim, deve-se utilizar a fração de 1/3 para o cálculo do livramento condicional e manter a fração de 1/6 para a progressão.

O Ministério Público é contra a progressão de regime de Arcanjo, afirmando que “o reeducando não reúne condições pessoais para o cumprimento da pena em regime mais brando”. O MPE pediu a realização de novo cálculo, com alteração da data-base para a progressão de regime, para a data do trânsito em julgado da última condenação.

O juiz, no entanto, ressaltou que há tempos adota posicionamento diferente do pretendido pelo MPE e mantém para progressao de regime a data da prisao definitiva, que no caso de Arcanjo foi em 11/04/2003.

Na decisão desta terça-feira o juiz cita um mandado de prisão preventiva na Juiz Federal, alertado pelo MPE, o que impossibilitaria a concessão de qualquer benefício. Entretanto, esta prisão foi revogada no início do mês.

O exame

O exame criminológico foi determinado pelo juiz diante a argumentação que o réu cometeu inúmeros delitos, alguns “que se revestem de extrema gravidade, o que, ‘a priori’, revela a necessidade de avaliação minuciosa do requisito subjetivo para o retorno a sociedade”. Citando os atrasos nos pedidos de exames feitos ao Estado, sendo necessário até bloqueio das contas, o juiz apontou que a defesa do réu já se prontificou a efetuar o depósito para a realização do exame.

Assim, a Justiça nomeou a médica psiquiatra Luíza Forte Stuchi, que colocou-se a disposição do juízo para atender as demandas existentes no Núcleo de Execução Penal de Cuiabá e Várzea Grande, na elaboração dos exames criminológicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo