Maia se reúne com Gilmar para discutir pontos da reforma política

Data:

Compartilhar:


BRASÍLIA – Pouco antes do início da sessão que deve votar a PEC da reforma política no plenário da Câmara, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, vai se reunir com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e parlamentares para discutir o assunto. Maia passou a manhã reunido com deputados para definir pontos da proposta que institui o chamado distritão e cria o fundo público de R$ 3,6 bilhões para financiar campanhas eleitorais.

Segundo apurou o Estado/Broadcast Político, Maia estaria receoso de os deputados aprovarem a criação de um fundo público para bancar as campanhas eleitorais enquanto o Senado discute uma PEC para ressuscitar o financiamento privado. O presidente da Câmara iria se encontrar também com o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), para tratar da questão.

A proposta, prevista para ser votada nesta quarta-feira, 16, na Câmara, foi aprovada na terça-feira, 15, na comissão especial da matéria. O texto cria o Fundo Especial do Financiamento da Democracia, abastecido com 0,5% da receita crrente líquida da União nos 12 meses anteriores encerrados em junho, com uma previsão de aproximadamente R$ 3,6 bilhões para as próximas eleições.

A PEC também prevê o sistema de eleição majoritário para deputados federais, estaduais e vereadores em 2018 e 2020. O modelo é conhecido como distritão, pelo qual são eleitos os candidatos que recebem mais votos. A partir de 2022, segundo o relatório do deputado Vicente Candido (PT-SP), aprovado na comissão especial, seria adotado o sistema distrital misto, em que metade dos cargos será preenchida a partir de uma lista fechada enquanto a outra metade será definida pelo sistema de votação majoritária em distritos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...