FHC volta a defender renúncia de Temer:’Precisamos pensar no país’

Data:

Compartilhar:

Notícias Ao Minuto



FHC volta a defender renúncia de Temer:'Precisamos pensar no país': Ex-presidente confirmou que foi procurado pelo presidente para um encontro, a fim de discutir a iminente saída do PSDB do governo© REUTERS/Nacho Doce Ex-presidente confirmou que foi procurado pelo presidente para um encontro, a fim de discutir a iminente saída do PSDB do governo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou ter sido procurado pelo presidente Michel Temer, para um encontro, com o objetivo de discutir a crise política brasileira e a iminente saída do PSDB do governo.

FHC disse ainda que está analisando a possibilidade, já que tem uma viagem marcada para a Europa, nos próximos dias. Em caso positivo, a reunião deve ocorrer até a próxima terça-feira (11).

Ele considera que a situação do país é grave, mas alega que não antecipará uma posição antes de o partido tomar uma decisão.

De acordo com informações da jornalista Andréia Sadi, do portal G1, Temer voltou da Alemanha, nesse sábado (8), onde participou de encontro do G20 – grupo que reúne as 19 maiores potências econômicas do mundo mais a União Europeia -, com a missão urgente de tentar barrar o desembarque dos tucanos, que já têm uma reunião de emergência agendada para debater o assunto, nesta segunda-feira (10).

Em encontro, Temer e Maia debatem calendário de denúncia na Câmara

De acordo com interlocutores do Planalto, eles estão cada vez mais convencidos de que o melhor é “abandonar o barco”, o quanto antes. Nos últimos dias, a ideia tem ganhado força. O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), chegou a afirmar que a saída da sigla é inevitável, enquanto o também tucano Cássio Cunha Lima considerou que o atual governo está “no início do fim”.

O ex-presidente, embora cauteloso sobre a saída ou não de Temer, demonstrou concordar com a posição de Jereissati. “Não tenho como antecipar a posição do partido. Mas ele expressou sentimento da Câmara, sentimento da sociedade, mas não o de todos os governadores”.

Fernando Henrique também voltou a falar sobre a possibilidade de antecipação das eleições, após uma renúncia de Temer.

“Precisamos pensar no país, não só no governo. Temer precisa conversar com as grandes forças políticas do país, não só o PSDB. Ainda vejo em Temer a possibilidade de promover uma trégua nacional, sem conchavos, renunciando e antecipando eleições. Mas só com a aprovação da reforma política com a cláusula de barreira”, afirmou.

Do lado de Temer, a preocupação é conseguir manter os tucanos na base do governo, ainda mais em um momento extremamente delicado para ele, quando precisa de votos contra a denúncia de corrupção passiva da qual é alvo, de autoria do Ministério Público Federal.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Secretaria Municipal de planejamento agiliza projeto de sustentabilidade econômica através de cooperativa em Nova Canaã do Norte.

A cooperativa agroecológica Portal da Amazônia é uma iniciativa destinada a unir pequenos produtores rurais de Nova Canaã...

CONHEÇA AS CANDIDATAS À RAINHA DA EXPOLÍDER 2024

https://www.youtube.com/watch?v=8Sxv3hC2Ens

REQUERIMENTOS

https://www.youtube.com/watch?v=FSEm81Fu4Lo