O secretário de Comunicação do Governo, Kleber Lima, pediu desculpas à deputada estadual Janaina Riva (PMDB) após uma polêmica que se formou depois que ele compartilhou nas redes sociais uma foto da deputada de camisola, criticando-a pelo fato de ela reclamar de falta de privacidade, sendo que a mesma se expunha. O pedido consta em uma nota de esclarecimento à imprensa enviada na tarde desta quarta-feira (17).
Janaina foi alvo dos supostos grampos ilegais feitos pela Polícia Militar de Mato Grosso, feitos, segundo denúncia, a mando de membros do primeiro escalão do governo Pedro Taques (PSDB). Ela reclamou da ilegalidade durante matéria exibida no programa Fantástico, da Rede Globo.
JL Siqueira/Tchélo Figueiredo Secretário pede desculpas à deputada Janaína Riva |
Em nota, Kleber pediu desculpas à deputada e “a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com o fato”, além de se desculpar com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que também expressou sua insatisfação com o ocorrido.
“Reconheço que a foto não guarda qualquer relação com a denúncia de que a deputada teria sido interceptada ilegalmente – denúncia esta grave, que deve ser apurada com o rigor necessário”, diz trecho da nota.
Tão logo o compartilhamento veio à tona, a deputada criticou duramente o secretário e pediu apoio das mulheres e dos próprios deputados pelos atos de Kleber Lima, classificado por ela como “misógino”.
Ela, inclusive, registrou um boletim de ocorrência contra o secretário e o acusou de tê-la ameaçado outras vezes e de responder por outra reclamação da ex-primeira-dama de Cuiabá, Virgínia Mendes, que foi chamada de “louca” durante a pré-campanha eleitoral de 2016.
“Refuto as acusações feitas a mim sobre o caso e me defenderei nos fóruns adequados, uma vez que o assunto foi judicializado – com a consciência de quem não cometeu crime algum”, escreveu Kleber Lima.
O secretário reforçou que não foi responsável por tirar a fotografia ou “vazar” em ambiente público, físico ou digital. “Recebi a foto em diversos grupos de Whatsapp, como várias outras pessoas, autoridades ou não, uma vez que a própria deputada a havia publicado em suas redes sociais”, se defendeu.
Além disso, criticou as pessoas que se aproveitaram da situação para o atacar “de maneira imprópria e ilegítima”.
Veja a íntegra da nota
“Em relação à polêmica que se criou a partir de um compartilhamento privado que fiz de uma foto da deputada Janaina Riva com parte dos meus contatos telefônicos pessoais, venho a público apresentar um pedido formal de desculpas à deputada e, especialmente, a todas as mulheres que se sentiram ofendidas com o fato. Estendo o pedido de desculpas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que também expressou sua insatisfação com o ocorrido.
Reconheço que a foto não guarda qualquer relação com a denúncia de que a deputada teria sido interceptada ilegalmente – denúncia esta grave, que deve ser apurada com o rigor necessário, como já determinou o governador Pedro Taques, no âmbito do Governo do Estado, e outras autoridades de demais poderes e órgãos de controle.
Todavia, esclareço que não fui eu quem tirou a mencionada foto, tampouco a ‘vazei’ ou a publiquei em qualquer ambiente público, físico ou digital. Recebi a foto em diversos grupos de Whatsapp, como várias outras pessoas, autoridades ou não, uma vez que a própria deputada a havia publicado em suas redes sociais.
Refuto as acusações feitas a mim sobre o caso e me defenderei nos fóruns adequados, uma vez que o assunto foi judicializado – com a consciência de quem não cometeu crime algum. Com meu enorme respeito às nobres causas das minorias sociológicas, como a questão de gênero, racial, ambiental, indígena, homoafetivas, entre outras (para as quais já dediquei a maior parte da minha vida, como militante dos movimentos sociais, e por pertencer a uma dessas minorias, na condição de negro e oriundo de família humilde), lamento que de maneira imprópria e ilegítima alguns se apropriem destas causas para outros fins.
Kleber Lima
Secretário de Comunicação do Governo de Mato Grosso”