Temer faz ofensiva sobre a China para tentar reverter embargo

Data:

Compartilhar:

O presidente Michel Temer informou que entrará em contato nesta quinta-feira (23) com o presidente da China, Xi Jinping, para tentar acabar com o embargo estabelecido pelo país à carne brasileira.

A decisão do peemedebista de se envolver pessoalmente nas negociações ocorreu após não ter tido êxito a ofensiva feita pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que participou de videoconferência na segunda-feira (20) com autoridades do país asiático.

Em discurso, o peemedebista disse que escalou o ministro para dar entrevistas a agências internacionais e que ordenou ao Ministério das Relações Exteriores que convoque os embaixadores de países importadores do produto brasileiro para esclarecer as medidas que têm sido tomadas para superar a crise da carne.

“Eu vou ligar mais tarde para o presidente da China para esclarecer essa situação e peço ao Palácio do Itamaraty que convoque os embaixadores em todos os países importadores para esclarecer os fatos”, disse.

Segundo o Ministério da Agricultura, a China decidiu reter temporariamente as mercadorias brasileiras nos portos do país até que o governo brasileiro apresente explicações mais detalhadas.

O presidente voltou a minimizar o episódio e criticar a repercussão que ele alcançou, mas novamente sem citar a Polícia Federal, responsável por revelar fraudes na carne brasileira no rastro da Operação Carne Fraca.

Segundo ele, o incidente “não pode alcançar a dimensão” que atingiu e tratou-se de um “embaraço que pode causar prejuízos ao país”.

“Nós tivemos um pequeno incidente. Não vou falar que é pequeno, porque é grave. Mas é impressionante como houve um espírito de nacionalidade para conquistar algo que poderia se transformar em um evento internacional desastroso”, disse.

Ele voltou a defender que os servidores públicos que cometeram irregularidades deverão ser punidos. “Logo iremos superar esse embaraço que pode causar prejuízos ao país e que logo será superado. A economia brasileira não pode ver a sua credibilidade abalada”, afirmou.

Na tentativa de impor uma pauta positiva, o presidente participou nesta quinta-feira de lançamento do novo portal do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

No discurso, o próprio peemedebista reconheceu que a iniciativa já tinha sido anunciada “bem lá trás”. “Este momento é para revelar que não ficamos só na palavra”, explicou. Com informações da Folhapress.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...