RAFAEL DE SOUSA (o independente)
A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) denunciou, por meio de uma transmissão ao vivo no Facebook, na tarde desta sexta-feira (17), que o governador Pedro Taques (PSDB) teria usado dinheiro do Mato Grosso Previdência (MT-PREV) para cobrir um rombo na Conta Única do Estado.
De acordo com a parlamentar, o dinheiro teria sido usado para quitar débitos de outras secretarias e gasto com pessoal.
“Existe uma denúncia de que o Governo está usando o dinheiro do MT-PREV para pagamento de salários e despesas relativas ao Poder Executivo, o que é um crime”, disse Janaina Riva.
A acusação é uma resposta da deputada após o Governo pedir que deputados, que compõe a base aliada do Governo na Assembleia Legislativa, retirassem suas assinaturas de um requerimento que previa a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o suposto rombo de R$ 700 milhões.
Tal argumento era usado pelo Governo para aumentar a alíquota de 11% para 14% sobre os rendimentos dos servidores públicos, além de conseguir aprovar a reforma da Previdência, inclusa no pacote do teto de gastos, que será enviado para apreciação do Parlamento.
Sem as nove assinaturas que prevê o regimento interno no Legislativo, não há possibilidade da abertura de investigação. Por esse motivo, a deputada afirmou que irá encaminhar o documento à Justiça.
“Vou encaminhar a denúncia ao Ministério Público [MPE] porque eu tenho certeza que se existe esse desejo de que seja retirado é por que tem coisa errada”, afirmou a deputada.
A peemedebista, considerada a principal voz da oposição na Assembleia, revelou ainda que aceitou o desafio do governador Pedro Taques e decidiu instaurar uma CPI para apurar irregularidades durante os últimos 22 anos da Assembleia.
“Coloco na justificativa, para que não haja dúvidas, a necessidade da presença do ex-deputado José Riva, que vem fornecendo elementos de confissão à Justiça Estadual”, observa a deputada.
Ela garantiu que buscará pessoalmente a assinatura das principais lideranças da Casa. (Veja o vídeo aqui)
Outro lado
Procurado pelo site O Independente, o Gabinete de Comunicação do Estado disse que o secretário Kleber Lima não irá se posicionar sobre as acusações da deputada.