devem ser evitados pelos consumidores que querem fazer compras seguras pela internet. Dentre os listados, 188 permaneciam no ar na última checagem.
A atualização acontece a tempo da Black Friday, nesta sexta-feira, 25, que promete descontos em inúmeros comércios de diversos segmentos. Neste ano, de acordo com dados da Ebit, a movimentação financeira do evento deve chegar a R$ 2,1 bilhões no país.
Ao mesmo tempo, o risco de cair em fraudes durante a data aumenta consideravelmente. Segundo a Kaspersky Lab, em 2014 e 2015, a proporção de páginas de phishing que buscam dados financeiros (informações de cartões de crédito) foi aproximadamente 9 pontos percentuais maior na época de festas do que a média anual.
Além da lista negra, alimentada com frequência com sites que tiveram reclamações procedentes no Procon, a entidade oferecerá apoio aos consumidores a partir do dia 24 até as 2h do dia 25 e retornando a partir das 6h até as 22h. O atendimento eletrônico ficará disponível durante todo o fim de semana (25 e 26/11), além do Facebook e Twitter.
Confira abaixo os sites considerados perigosos pelo Procon e que ainda estão no ar: