Familiares de pessoas internadas são vítimas de golpe no Mato Grosso

Data:

Compartilhar:


Agência Brasil

Em Mato Grosso, a prática de golpes contra familiares de pessoas internadas em unidades públicas de saúde está deixando o estado em alerta. De acordo com a Secretaria de Saúde, a prática tem sido comum.

O golpista liga para os parentes em nome da direção ou mesmo dos médicos do hospital, e solicita dinheiro para a realização de atendimentos cirúrgicos, exames e até para medicamentos.
Um dos casos ocorreu no hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Uma família foi procurada e pressionada a pagar pelo medicamento utilizado por um paciente que estava na UTI. Segundo a diretora do hospital, Inês de Souza Suaert, o criminoso foi preso em flagrante, logo após denúncia na ouvidoria do hospital.

A diretora afirma também que ainda não se sabe como os golpistas tiveram acesso às informações de pacientes, pois os funcionários do hospital são proibidos de repassar dados de pessoas em tratamento na unidade de saúde.

Outro caso também foi registrado na Santa Casa de Misericórdia, em Rondonópolis. A justificativa usada pelos golpistas para convencer as vítimas foi de que, pelo SUS, o processo seria muito mais demorado.

A Secretaria de Saúde alerta que os hospitais regionais realizam 100% dos serviços financiados pelo Sistema Único de Saúde. Quando houver ligações deste tipo, a vítima deve denunciar nas unidades hospitalares e fazer boletim de ocorrência numa delegacia. Outro canal de denúncia é a ouvidoria Geral do SUS, no número 136. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas