GD
As inscrições para o processo seletivo do Fies relativo ao primeiro semestre de 2016 começam nesta terça-feira (26) e seguem até o dia 29. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, através do site: http://fiesselecao.mec.gov.br/.
O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.
O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento.
A partir de agora, os candidatos serão classificados de acordo com a nota do Enem. Em caso de empate, será usado como critério, a maior nota da redação, seguidas pelas maiores notas nas prova de linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Terão prioridade os estudantes que ainda não concluíram o ensino superior. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).
Outra novidade é que as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) terão prioridade na distribuição de vagas do Fies. Além do IDHM, será considerada a demanda por educação superior, calculada a partir de dados do Enem, a demanda por financiamento estudantil, verificada a partir de dados do Fies, e a disponibilidade orçamentária do programa.