GD
O coronel Zaqueu Barbosa deixou o comando da Polícia Militar de Mato Grosso nesta terça-feira (12). Ele teria encaminhado o pedido de exoneração do cargo ao governador Pedro Taques (PSDB).
O pedido já foi aceito pelo Palácio Paiaguás e o substituto no comando da corporação deverá ser o coronel Gley Alves de Almeida Castro, que assumirá no dia 18, próxima segunda, às 18 horas na sede do Comando Geral.
O coronel Zaqueu ficou a frente do comando da PM por 1 ano e 12 dias. A Escolha do comandante partiu do próprio governador.
A permanência do coronel no Comando da Polícia Militar foi o que teria motivado o ex-secretário de Segurança Mauro Zaque, a deixar a pasta no final de dezembro. Nos bastidores, comenta-se que houve um atrito entre ambos. Mauro Zaque havia inclusive pedido a ‘cabeça’ do comandante, porém, por uma decisão de Pedro Taques, ele permaneceu no cargo.
Esta é a terceira mudança realizada no staff do Governo. O primeiro a deixar o cargo foi o ex-secretário de Saúde, Marcos Bertúlio. Quem assumiu a pasta foi o médico Eduardo Bermudez. O segundo a deixar o governo foi o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Antônio Ribeiro Leite. Em seu lugar assumiu o coronel Airton Benedito de Siqueira Júnior. E a recente mudança aconteceu na Segurança Pública, onde o promotor de Justiça Mauro Zaque resolveu deixar o posto e retornar as atividades no ministério Público.