AEDES AEGYPTI SES lança plano emergencial de combate

Data:

Compartilhar:

GD


O Governo do Estado, por meio da secretaria de Saúde, divulgou na manhã desta quarta-feira (23) o Plano Emergencial de Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Assistência a Gestantes e Crianças com Microcefalia em Mato Grosso, que será operacionalizado no período de dezembro de 2015 a maio de 2016.

Porém, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Eduardo Bermudez, essa incursão só terá êxito de contar com a mobilização, engajamento social e o compromisso efetivo de todos os municípios no controle do Aedes aegypti, vetor dessas doenças, sendo que a Zika é suspeita de ser uma das causas da microcefalia.

Números da Microcefalia

O número de casos suspeitos de microcefalia notificados em Mato Grosso foram 78, sendo 62 em Rondonópolis.O número de gestantes que apresentaram feto com alterações no perímetro cefálico também teve alterações, de quatro para seis registros.

Dos seis registros de gestantes que passaram por exames e os fetos apresentaram alteração no Sistema Nervoso Central, quatro são de Rondonópolis, uma de Cuiabá e uma de Peixoto de Azevedo, região norte do estado. Os casos ainda estão sob investigação tanto em relação à confirmação para microcefalia, quanto à causa da doença.

Em relação ao registro de nascidos vivos, o Centro de Informação Estratégica e Vigilância em Saúde (Cievs) da SES informou que são registrados 62 casos suspeitos em Rondonópolis, dois em São José do Povo, Alto Garças e Itiquira e um caso em Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta e Tesouro. Os novos dados já foram encaminhados para o Ministério da Saúde.

Números da Dengue

De acordo com os dados oficiais, de janeiro a 12 de dezembro de 2015 foram registrados em Mato Grosso 27.597 casos prováveis de Dengue, um aumento de 141% se comparado ao ano de 2014. Os municípios que apresentaram maior número de notificações foram: Sinop, com 3.791, Cuiabá, 3.070, Várzea Grande, 2.189, Rondonópolis, 2.001, Primavera do Leste, 1.228, Campo Novo do Parecis, 1,162, Sorriso, 1.068 e Lucas do Rio Verde, com 639 casos. Seis óbitos foram confirmados.

Números da Chikungunya

Até o momento foram confirmados quatro casos, cadastradas 674 solicitações de exames. Desse total, 116 tiveram resultados liberados, 50 estão aguardando triagem, 303 estão em análise e 205 foram desclassificados pelo laboratório LACEN.

Para implantação desse programa estão previstos recursos da ordem de R$ 7.129.072,51, que serão transferidos aos municípios proporcionalmente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY