Brasil enviou zika vírus para a Itália

Data:

Compartilhar:

Dois meses antes de o governo brasileiro confirmar, através do Ministério da Saúde, a circulação do zika vírus no país, o Brasil acabou por exportar o vírus para a Itália, em março, através de um morador de 60 anos que passou 12 dias em Salvador (BA) de férias.

Pesquisadores do país europeu publicaram um estudo no períodico “Eurosurveillance”, especializado em epidemiologia, vigilância e prevenção, de acordo com a Folha de S. Paulo. Ao retornar à Florença, sua cidade Natal, o homem apresentou quadro de febre de até 38º, manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite e fraqueza após quatro dias. Testes para dengue, febre amarela, chikungunya, parvovírus e zika vírus foram realizados no doente, por conta do quadro apresentado e da viagem a uma região endêmica. Os resultados detectaram zika e os sintomas desapareceram após uma semana.

A pesquisa reforça as suspeitas de especialistas brasileiros, que já desconfiavam da presença do zika vírus antes de sua identificação. “Esse trabalho (italiano) é ótimo. Mostra que em março o vírus já circulava na Bahia, exatamente como nosso grupo havia demonstrado”, alega o virologista Gubio Soares, da UFBA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY