A Secretaria Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) confirmou mais um caso de zika vírus e já são 9 registros sendo 4 em Cuiabá, 2 em Várzea Grande, 2 em Rondonópolis e um em Tesouro.
O número foi divulgado no boletim epidemiológico da SES divulgado nesta sexta-feira (11). De janeiro a novembro foram registrados 25.777 casos de dengue e quatro casos da febre chikungunya, sendo três casos importados e um caso autóctone (pessoa contaminada em Mato Grosso).
Seis óbitos por dengue foram confirmados. Outras mortes ainda estão sendo investigadas e aguardam resultados de exames laboratoriais.
Microcefalia
O Estado investiga 68 casos de microcefalia sendo 59 em Rondonópolis, 2 em Alto Garças, 2 em Itiquira e 5 registros sendo 1 em cada município – Alto Araguaia, Jaciara, Pedra Preta, São José do Povo e Tesouro.
O aumento nos casos em todo Brasil é atribuído ao zika vírus que infectou mulheres antes de engravidarem.
Combate ao mosquito
Zika, dengue e a febre chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. A principal forma de combate a estas doenças é eliminando o vetor.
Os governos Federal e estadual estão trabalhando em parceria com as prefeituras municipais para realização do trabalho de prevenção e orientação em virtude do início do período de chuvas que aumento os locais para reprodução do mosquito.
Levantamento feito pela SES aponta que 80% dos criadouros se encontram dentro dos domicílios e estão em locais como pneus e caixa d’águas destampadas onde a remoção pode ser feita pela própria população.