MT ocupa o 3º lugar no ranking geral de incidências com raios

Data:

Compartilhar:

Foram registradas 97 mortes em Mato Grosso devido aos raios, entre os anos de 2000 a 2014. É o que aponta o levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Anualmente em Mato Grosso caem cerca de 6,8 mi de raios e ocupa a 8ª posição entre todos os estados brasileiros, com uma média de 7,54 raios por km²/ano.

O especialista na área de eletricidade atmosférica e mudanças climáticas, Osmar Pinto Junior informa que o município de Alto Araguaia está em primeiro lugar no ranking do Estado com maior incidência de raios, a densidade da descarga é de 14,37 por km²/ano, seguida por São José do Xingu, com 13,63 e Santo Antônio do Leverger com 13,21.

Osmar destaca que cerca de 50 milhões de raios caem todos os anos no Brasil. Além das vítimas fatais, cerca de 500 pessoas ficam feridas. E mais: 43% das vítimas fatais são atingidas no período do verão; a maioria de 81% dessas vítimas fatais são homens, e geralmente ocorre em circunstâncias de atividades rurais ou dentro de casa. A faixa etária mais atingida pelos raios está entre 20 a 39 anos, em um porcentagem de 43%.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também divulga diversas recomendações durante tempestades a fim de evitar que a população seja atingida pelos raios: No caso estar dentro de lugares protegidos, evitar usar telefone com fio (convencional) ou celulares ligados a rede elétrica (carregadores); Caso não consiga estar em lugares protegidos, evite segurar em objetos metálicos longos, como vara de pescas e tripés; também é recomendada a distância de cerca de arame, varais metálicos e árvores isoladas.

Se você estiver em local sem abrigo próximo e sentir que seus pêlos estão arrepiados, ou que sua pele começou a coçar, fique atento, isto pode significar a proximidade de um raio que está prestes a cair. Neste caso, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles, porém, não fique deitado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas