O produtor rural de Nova Xavantina (645 km leste de Cuiabá), Endrigo Dalcin, da chapa Aprosoja Forte, foi eleito presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) no biênio 2016/2017. Atualmente a entidade é presidida por Ricardo Tomczyk.
Duas chapas disputaram a diretoria da unidade. As eleições foram realizadas nesta segunda-feira (09), das 6h às 16h, em todo o Estado. O outro candidato na disputa era o produtor rural de Tangará da Serra, Reck Júnior, da chapa Unir para Fortalecer.
Reprodução Confira a composição da chapa vencedora. |
Endrigo venceu com 60% dos votos. “O resultado mostrou o fortalecimento e a união dos produtores do Estado. As bases fizeram esta eleição”.
O vice-governador e ex-presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, que apoiou a chapa derrotada, emitiu nota oficial comentando o resultado da votação. Ele disse que este é o desejo da maioria dos produtores e que respeita a escolha.
“Não vou medir esforços para continuar o trabalho em prol do setor que represento. Juntos vamos trabalhar por novas conquistas no setor”.
O pleito deste ano bateu recorde da entidade com mais de 2,4 mil associados indo às urnas. A posse está marcada para o dia 10 de dezembro, no Cenarium Rural, às 19h30. A Aprosoja representa cerca de 5 mil produtores de soja e milho de Mato Grosso. Em 2015, completou 10 anos de fundação.
Veja nota do vice-governador
“Sou produtor rural. Esta é a minha raiz. Fui eleito vice-governador de Mato Grosso graças ao trabalho realizado em prol do setor que represento: a agricultura. Isto, principalmente, como presidente da Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Diante do processo eleitoral que definiu nesta segunda-feira, 09 de novembro, Endrigo Dalcin como novo presidente da Aprosoja-MT, coloquei-me mais uma vez a serviço do meu setor.
Participei ativamente do processo eleitoral, debati propostas, declarei meu voto, embora seja amigo de ambos, e trabalhei para a chapa com a qual possuo afinidades ideológicas – enfim, fiz o mesmo que todos os produtores rurais fizeram.
Mas diante do resultado das urnas, quero externar mais uma vez a minha postura, que é de defender e respeitar o processo democrático. O resultado da eleição mostra o desejo da maioria dos produtores rurais e eu respeito a vontade da maioria.
Parabenizo o novo presidente da Aprosoja-MT, Endrigo Dalcin e toda a nova diretoria. Desejo que realizem um excelente trabalho à frente da nossa Aprosoja.
A partir de hoje, a Aprosoja-MT volta a ser uma só. Não vou medir esforços para continuar o trabalho em prol do setor que represento. Juntos vamos trabalhar por novas conquistas no setor.
Avalio ainda que o processo eleitoral foi salutar, extremamente democrático e transparente, como em todas as ações da Aprosoja-MT. Passamos por um processo de amadurecimento. Tivemos a oportunidade de expor as ideias e de fortalecer a entidade”.
Carlos Fávaro é vice-governador de Mato Grosso, produtor rural e ex-presidente da Aprosoja