Prazo para troca de partido encerra sexta

Data:

Compartilhar:

Janaiara Soares/ GD


O prazo para que um candidato possa se registrar em uma legenda e disputar cargo eletivo na eleição municipal de 2016 termina na próxima sexta-feira (2), e a reforma política é o principal assunto discutido nos bastidores. O item mais esperado é a “janela da infidelidade”, que possibilita deputados e vereadores trocarem de partido sem perder o mandato.

A debandada principalmente para os grandes partidos é visível. Só no último final de semana o PSB filiou dez prefeitos e cinco vice-prefeitos, enquanto o PDT perdeu 30 lideranças. Migração que seria relacionada a troca de agremiação do governador Pedro Taques que ingressou no PSDB. Além disso, três deputados estaduais do PSD pretendem mudar de sigla assim que a presidente Dilma Rousseff sancionar a reforma política, que prevê a janela partidária.

O PMDB deve receber o senador Blairo Maggi, que levará prefeitos e o deputado estadual Wagner Ramos. O PR espera pelo deputado federal Valtenir Pereira, que pretende deixar o Pros. Em sua última troca de legenda, o parlamentar levou 11 prefeitos do PSB e, desta vez, a situação deve se repetir.

Com a presença do governador Pedro Taques no PSDB, o partido vem sondando outras lideranças. O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco já afirmou que, se houver a janela, a saída do DEM para o PSDB é certa. Com o parlamentar irá o irmão Dilceu Dal’Bosco, principal nome cogitado para concorrer à Prefeitura de Sinop.

O assédio aos irmãos Dal’Bosco pode resultar na ruptura da aliança histórica do PSDB e o DEM. Para o democrata e presidente da sigla em Mato Grosso, Júlio Campos, esse cerco deveria ser feito em outros partidos e não na sigla aliada.

Com os motivos mais variados entre os correligionários para que a troca de partido aconteça, a legislação eleitoral exige que um candidato esteja filiado a partido político pelo menos um ano antes do pleito. Mas esse prazo poderá mudar se a presidente Dilma Rousseff sancionar o projeto de lei da reforma política aprovado no Senado e na Câmara, que estabelece somente seis meses de antecedência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY