Luxa vai para 5 anos sem títulos; relembre seus fracassos nesse tempo

Data:

Compartilhar:

Na última quarta-feira, o Cruzeiro foi eliminado pelo Palmeiras da Copa do Brasil e deve terminar 2015 sem títulos, a não ser que consiga um verdadeiro milagre no Campeonato Brasileiro – a equipe celeste está perto da zona do rebaixamento.

A queda é mais uma para a conta do técnico Vanderlei Luxemburgo, que vem em fase decadente na carreira e vai para cinco anos sem levantar um troféu sequer.

A última conquista de Luxa foi o Campeonato Carioca de 2011, com o Flamengo. Desde então, ele falhou tanto em mata-matas quando nos pontos corridos, modalidade que é considerada sua especialidade.

Além disso, quase foi rebaixado com o Fluminense, em 2013.

Relembre os fracassos de Luxemburgo nos últimos cinco anos:

Campeonato Brasileiro de 2011
Com um time que tinha Ronaldinho Gaúcho como destaque, terminou na 4ª posição, classificando o clube da Gávea para a fase preliminar da Libertadores. No entando, foi demitido em fevereiro do ano seguinte, após desentendimentos com a diretoria.

Campeonato Gaúcho de 2012
Após sair do Fla, Luxemburgo acertou com o Grêmio. Em sua estreia, viu a equipe ser eliminada na semifinal da Taça Piratini, o 1º turno do Gachão, pelo Caxias, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. O Inter terminaria o torneio como campeão.

Copa do Brasil de 2012
Após eliminar River Plate-SE, Ipatinga, Fortaleza e Bahia, entrou como amplo favorito contra o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, na semifinal, mas acabou eliminado com uma derrota no Olímpico e um empate na Arena Barueri. O time alviverde seria o campeão.

Copa Sul-Americana de 2012
Começou eliminando o Coritiba na fase brasileira da competição, e depois tirou o Barcelona de Guayaquil, do Equador, nas oitavas de final. No entanto, parou nas quartas diante do Millonarios, da Colômbia, após perder por 3 a 1 em Bogotá.

Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio© Flickr Grêmio Vanderlei Luxemburgo, técnico do Grêmio
Campeonato Brasileiro de 2012

Talvez o último momento de brilho de Luxemburgo. Com uma campanha sólida, acabou o torneio na 3ª colocação, a apenas seis pontos do campeão Fluminense, e classificou o Grêmio para a Libertadores. Acabou tendo o contrato renovado por dois anos.

Campeonato Gaúcho de 2013
No primeiro turno, classificou-se apenas em 3º no grupo (atrás de Lajeadense e Caxias) e foi eliminado pelo Inter nas quartas. Já no segundo turno, terminou na liderança da chave, mas caiu na semifinal para o Juventude, nos pênaltis, e deu adeus ao título.

Copa Libertadores de 2013
Montou um time caríssimo, mas classificou-se para os mata-matas na “bacia das almas”, chegando a apanhar de jogadores rivais durante a partida contra o Huachipato, no Chile. Depois, foi eliminado nas oitavas pelo Independiente Santa Fe, da Colômbia.

Campeonato Brasileiro de 2013
Começou de maneira irregular e foi demitido após a pausa para a Copa das Confederações. Em seguida, fechou por seis meses com o Fluminense, mas nem durou até o final. Após nove jogos sem vencer, foi mandado embora.

Campeonato Brasileiro de 2014
Após ficar desempregado por alguns meses, voltou ao Flamengo em julho de 2014. Fez trabalho regular e conseguiu salvar o time rubro-negro da zona da degola, terminando em 10º e garantindo sobrevida para o ano seguinte.

Campeonato Carioca de 2015
Fez boa primeira fase e perdeu o título da Taça Guanabara para o Botafogo apenas nos critérios de desempate. Na sequência, porém, caiu para o Vasco na semifinal. Durante o torneio, foi suspenso pelo STJD por críticas à Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Campeonato Brasileiro de 2015
Ficou três rodadas ao todo no comando do clube da Gávea, somando apenas um ponto e sendo demitido. Em seguida, acertou com o Cruzeiro, substituindo Marcelo Oliveira, que foi demitido. Está na 15ª posição, a dois pontos da zona do rebaixamento.

Copa do Brasil de 2015
Disputou apenas um confronto, contra o Palmeiras. No Allianz Parque, perdeu por 2 a 1, levou uma trombada de Dudu, caiu e fraturou a mão. No jogo de volta, já enfaixado, viu seu time perder de novo, desta vez por 3 a 2, e dar adeus ao torneio nas oitavas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas