Juíza diz que Roseli e mais 3 são perigosos e nocivos ao convívio social

Data:

Compartilhar:

Embora a defesa da ex-primeira dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, afirme que a prisão preventiva dela configura uma “medida de força excessiva”, tal argumento não encontra respaldo na decisão da juíza Selma Rosane Santos Arruda. Titular da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, a magistrada afirma que se trata de medida que não visa todos os componentes da organização, 36 réus no total, mas apenas os que a chefiavam a quadrilha. “Assim, aponta para aqueles personagens que demonstraram conduta mais reprovável, com maior capacidade criminosa, os mais perigosos, mais nocivos ao convívio social, a quem a melhor jurisprudência recomenda a providência”.

Nesse rol dos “mais perigosos” descritos pela juíza estão a ex-secretária de Estado de Assistência Social, Roseli Barbosa, os ex-servidores da Pasta, Nilson da Costa e Faria, Rodrigo de Marchi e ainda Silvio Cezar Correa Araújo, ex-chefe de gabinete de Silval Barbosa, ex-governador e marido de Roseli. Ao bando são atribuídos pelo menos 40 fatos criminosos sendo que Roseli é apontada como a líder da quadrilha que desviou R$ 8 milhões da Setas, recursos que deveriam ser empregados em ações de combate às desigualdades sociais no Estado.

Ao decretar a prisão preventiva do quarteto, a pedido do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Selma Rosane destacou a gravidade dos crimes atribuídos a eles. “Assim, como se observa, a verba foi desviada exatamente da parcela mais humilde, mais carente e mais necessitada da população do nosso Estado. Então, o desvio de verbas com essa espécie de destinação é muito mais reprovável do que qualquer outro”, destaca.

“A verba desviada deveria ter sido destinada a pessoas carentes, desprovidas de condições financeiras, humildes, necessitadas. Os desvios certamente deixaram tais cidadãos ainda mais vulneráveis, frustraram políticas sociais e quiçá podem ter custado vidas humanas. A atuação da organização criminosa, destinada a desviar verbas de forma tão abominável e de modo tão duradouro e continuado demostra pouca retidão de caráter e aponta para o grau de periculosidade e nocividade social de seus componentes”, enfatizou a juíza.

Para a magistrada a prisão preventiva se faz necessária para servir como exemplo de que o crime não compensa e para dar uma resposta à sociedade. “A decretação da prisão preventiva não se traduz em antecipação de pena, nem é incompatível com um processo penal orientado pela presunção de inocência. Trata-se, isso sim, de medida que visa prevenir a sensação de impunidade e a afirmação generalizada de que o crime compensa, fatores que são verdadeiros propulsores da reiteração criminosa”, diz trecho do despacho.

Ela ressalta que na denúncia feita pelo Ministério Público em dezembro de 2014 e aditada agora após a delação premiada do réu Paulo Cézar Lemes (dono da Microlins) são destacados a prática de 40 fatos criminosos, o que segundo Selma Rosane, “indica que se trata de organização deveras periculosa, voltada à habitualidade delitiva, que praticava crimes de forma corriqueira e praticamente cotidiana”.

Conforme a juíza, a preventiva foi decretada para proteger a ordem pública, entre outros motivos. “Não só diante da necessidade de prevenir novas práticas delitivas de organização criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica, peculato e lavagem de dinheiro, mas também diante da própria dimensão em concreto dos crimes”, justificou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY