População sofre com péssima qualidade do ar

Data:

Compartilhar:

Os municípios de Colíder, Juara, Sorriso e Sinop vem registrando condições de “péssima qualidade do ar”, provocada pela seca. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam alta concentração de partículas sobre essas cidades. O tempo seco e a ausência de ventos, agravados por fenômenos como o El Niño, poderá piorar o clima também na Capital, neste mês de agosto. 

A Nasa divulgou a previsão de risco de queimadas para a floresta amazônica em 2015. O episódio acontece em virtude da intensificação do fenômeno El Niño, que torna mais quente as águas do oceano Pacífico e provoca a supressão de chuvas no leste da Amazônia. O risco maior de queimadas está em Mato Grosso, Maranhão e Pará.

Responsável pelo acompanhamento no Estado, o coordenador de monitoramento da qualidade ambiental, Sérgio Batista de Figueiredo, explica que o fenômeno propicia condições atmosféricas favoráveis à poluição, com criação da nuvem de fumaça, chamada de ‘smog’. 

A fumaça emitida pelas queimadas ao encontra situações de relevo, como Cuiabá, baixa umidade do ar e ausência de ventos, provoca a ocorrência do fenômeno smog. 

Apesar de ser mais comum em grandes centros como São Paulo, o índice de poluição registrado em Cuiabá já superou o paulistano, em 2007. “Smog é perda de visibilidade causada pela poluição. Provoca, por exemplo, o fechamento de aeroporto e danos à saúde, com a incidência de problemas circulatórios e de respiração”. 

Para evitar nova ocorrência, o Comitê de Gestão do Fogo vai definir ações de prevenção às queimadas em todo Estado. O grupo é multidisciplinar e envolve diversos órgãos estaduais e municipais.

Crime

Queimar na área urbana é crime, com aplicações de penas e atuações conforme a legislação municipal. Na área rural, o Decreto nº 191, publicado no Diário Oficial de Mato Grosso, proíbe o uso do fogo para manejo do solo entre 15 de julho a 15 de setembro, com pena que pode variar entre 6 meses e 4 anos de prisão, com autuações de R$ 7,5 mil (vegetação nativa) ou R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare queimado.


Serviço

As queimadas urbanas ou rurais podem ser denunciadas na ouvidoria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através dos telefones 0800 65 3838 e 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY