De novo, dever de casa cumprido. Em seu oitavo jogo no Maracanã em 12 rodadas, o Fluminense mais uma vez aproveitou para pressionar o adversário e venceu o Cruzeiro por 1 a 0, gol de Gustavo Scarpa. O resultado fez o Tricolor decolar no Campeonato Brasileiro e alcançar a vice-liderança, com 24 pontos, dois a menos do que o líder Atlético-MG.

Já o Cruzeiro permanece no 12º lugar, com 13 pontos. Na próxima rodada, o Fluminense encara o Alético-PR, na Arena da Baixada, no domingo. No mesmo dia, no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Goiás, também às 16h.

O jogo

O confronto do Maracanã começou de forma bem intensa, com muita disputa no meio de campo. E lá e cá. Com seis minutos, o Cruzeiro quase saiu na frente, após Willian fazer boa jogada, rolar na esquerda para Fabrício, que cruzou na área. Por muito pouco Marcos Vinícius não abriu o placar.

O Fluminense encontrava dificuldades para se livrar da marcação cruzeirense e criar boas oportunidades. Gerson era acompanhado de perto. O primeiro grande lance de perigo tricolor chegou aos 22 minutos. Em cobrança de falta na área, Gum cabeceou no pé da trave esquerda de Fábio. Do outro lado, o Cruzeiro respondeu o lance segunte com um chute de Willian de fora da área que assustou Cavalieri.

O lance mais bonito da primeira etapa ocorreu aos 36 minutos, quando Wellington Silva tramou boa jogada pela direita e achou Fred na grande área. No cruzamento, o camisa 9 do Fluminense ajeitou o corpo e tentou arrematar um voleio, mas não pegou bem na bola, que foi pela linha de fundo. Ainda assim, recebeu aplausos.

Aos 42 minutos, o Cruzeiro ficou muito perto de abrir o placar. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou na ára tricolor de frente para o zagueiro Manoel, que ajeitou o corpo e bateu bonito, com curva, mas a bola quase beijou a trave de Cavalieri, que só torceu, e foi para fora. No lance seguinte, o Fluminense reclamou pênalti em jogada entre Manoel e Fred na grande área. A arbiragem mandou seguir. Antes do fim do primeiro tempo, o técnico Enderson Moreira acabou expulso por reclamação.

Na segunda etapa, o Fluminense voltou melhor, com maior domínio. Aos oito minutos, o time quase abriu o placar. Em boa tabela com Fred, Gerson avançou pela ponta esquerda e cruzou na medida para Marcos Júnior. O atacante tricolor, no entanto, perdeu o tempo da bola e tocou para fora, perdendo grande chance.

Vanderlei Luxemburgo passou a promover trocas em profusão para reanimar o Cruzeiro. Willian, Mayke e Maros Vinícius saíram paras as entradas de Charles, Ceará e Marinho, respectivamente. Mas o Fluminense continuava melhor, chegando com mais força ao ataque. Aos 21 minutos, Gustavo Scarpa bateu bonito de fora da área e Fábio fez boa defesa no canto esquerdo. Foi um aviso.

Minutos depois, aos 28, Gerson arrancou pela direita do ataque e foi derrubado por Willians na entrada da área. Em jogada ensaiada, Jean rolou a bola para Gustavo Scarpa, que bateu de novo de canhota, agora mais no canto direito de Fábio, que não alcançou. 1 a 0. O gol fez explodir o Maracanã tricolor. Logo depois, Fred mandou de cabeça, à queima-roupa, quase ampliou, mas Fábio defendeu no reflexo.

No lance seguinte, em bola cruzada na área tricolor, Wellington Paulista dividiu bola com Manoel pelo alto e os cruzeirenses reclamaram toque de mão do tricolor. O árbitro nada marcou e mandou seguir. Em ritmo alucinante, com o jogo lá e cá, o Fluminense contou com o apoio da torcida. Dever de casa cumprido e liderança no bolso. 

FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE X CRUZEIRO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 9 de julho de 2015, quinta-feira 
Horário: 21h(de Brasília) 
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC) 
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
Cartões amarelos: Paulo André e Willians (CRU) e Fred (FLU)
Público e renda: 14.339 pagantes / 16.391 presentes / R$ 589,570,00
Gol: Gustavo Scarpa (FLU), aos 28 minutos do segundo tempo.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Victor Oliveira (Renato); Pierre, Jean (Marlon), Gustavo Scarpa e Gerson; Marcos Junior e Fred 
Técnico: Enderson Moreira

CRUZEIRO: Fábio; Mayke (Ceará), Manoel, Paulo André e Fabrício; Willians, Henrique Marcos Vinícius (Marinho) e De Arrascaeta; Willian (Charles) e Leandro Damião 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ASSISTA AO GOL DO FLUMINENSE: