Aproximadamente 15 pessoas são alvos da operação Operação Ventríloquo na qual José Riva é apontado como líder de uma organização criminosa instalada na ALMT, que desviou milhões dos cofres públicos. A ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (01), com a prisão do ex-parlamentar e conduções coercitiva dos demais ao Gaeco para prestar esclarecimentos.
O ex-secretário de gestão da ALMT Márcio Pommont está entre os envolvidos. Um mandado de busca e apreensão em sua residência foi determinado pela juíza Selma Rosane Santos Arruda, da Vara Especializada Contra o Crime Organizado da Capital e cumprido pelo Gaeco. (Colaborou Simone Ishizuka, repórter do GD).
Leia mais:
José Riva volta a ser preso
Gaeco ouve suplente de Maggi em operação
Entre os conduzidos está o suplente do senador Blairo Maggi, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que já está no órgão.
Também foi cumprida a ordem judicial de busca e apreensão em duas secretaria da ALMT. Os agentes do Gaeco saíram do local depois de duas horas com várias sacolas contendo documentos.
Confira a nota da MPE
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), composto por membros do Ministério Público, Policia Militar e Polícia Civil, deflagrou nesta manhã a Operação Ventríloquo, que visa desmantelar uma organização criminosa instalada na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e que teria desviado milhões de reais dos cofres públicos. As medidas até então em cumprimento são de mandados de prisão preventiva, buscas e apreensões e conduções coercitivas.
Apontado como líder da mencionada organização criminosa, foi dado cumprimento a mandado de prisão contra o ex Deputado José Geraldo Riva, bem como outras pessoas.Também está sendo dado cumprimento a ordem judicial de busca e apreensão na Assembleia Legislativa e outros locais.
Aproximadamente 15 pessoas estão sendo conduzidas coercitivamente ao GAECO para esclarecimentos.A Polícia Civil também participou das investigações e está dando apoio no cumprimento dos mandados judiciais.Mais informações serão disponibilizadas oportunamente.
O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), composto por membros do Ministério Público, Policia Militar e Polícia Civil, está neste momento cumprindo mandado de prisão decretado em desfavor de José Geraldo Riva e busca e apreensão na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Mais informações serão disponibilizadas oportunamente.