Sindicatos são barrados em reunião

Data:

Compartilhar:

Priscilla Silva


Representantes de cinco sindicatos foram impedidos de participar, nesta segunda-feira (25), da reunião entre o secretário de Gestão do Estado, Júlio Modesto, e o Fórum Sindical, na qual será definida a forma do pagamento da segunda parcela da correção salarial, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2014. Na primeira quinzena de maio, o governo do Estado pagou apenas a metade do valor fixado em 6,22%, o que gerou insatisfação e dos servidores.

Não conseguiam participar do encontro os sindicados que representa os servidores do Detran, Sinetran-MT; da Procuradoreia Geral do Estado, da Unemat, Adunemate, do Desenvolvimento Econômico Social e Sinfra.

Conforme a presidente Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso (Sinetran-MT), Daiane Renner, uma das categorias barradas, a decisão de não permitir a entrada dos representantes partiu do próprio Fórum Sindical. O Sinetran é uma das categorias que não está associada ao grupo que representa a maioria dos sindicatos do Estado.

A sindicalista afirma que, está é uma tentativa atrelar todas as carreiras ao Fórum Sindical. “Há categorias que não aderiu ao Fórum e eles querem obrigar a todos os sindicatos a participarem”. Na última semana os servidores do Detran fizeram uma paralisação de um dia, em protesto ao indicativo do governo de parcelar a segunda metade da correção da inflacionária de 2014 até dezembro.

Daiane acusa o Fórum de não se posicionar contra a proposta de parcelamento do Estado. Ela também afirma que esta é uma tentativa de calar as categorias que aceitaram o fracionamento do valor. “O Fórum Sindical quer negociar todas as categorias inclusive das que não são aderidas”.

Do lado de fora da reunião estão reunidas cerca de 50 pessoas que aguardam o resultado do encontro. A professora e tesoureira da associação de docentes da Unemat (Adunemat), Leni Hack, contou que chegou a entrar na reunião para fazer registro de imagens no momento em que o presidente do Fórum Sindical, Gilmar Brunetto, declarava que foi deliberado pelo grupo a não entrada de outras categorias que não tivessem participado da reunião do Fórum. 

Leni Hack relata que rebateu a fala do presidente do Fórum e conseguiu a garantia de ser atendida, juntamente com as demais classes barradas, pelo secretário após o término da reunião com o Fórum. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas