Bloqueio na BR 163 continua nesta Terça feira.

Data:

Compartilhar:

Um grupo de índios das etnias Terena e Maben-Grokrê bloqueia pelo 5º dia trecho da BR-163, entre os municípios de Itaúba e Nova Santa Helena, 599 e 622 km de Cuiabá, na região Norte do estado, nesta terça-feira (3). Eles cobram melhorias de infraestrutura, bem como a conclusão das obras de um posto de saúde e remédios nas aldeias em que vivem, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Além disso, segundo a PRF, os indígenas pedem a exoneração da coordenadora de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de Colíder, a 648 km da capital, Sanna Rochelle Aparecida Silva Sarmento. Nesta segunda-feira (2), outro grupo de índios invadiu a sede da Sesai de Colíder para cobrar melhoria no atendimento.


Nesta segunda-feira, o cacique Raoni Metuktire, líder da etnia caiapó, se manifestou sobre o protesto feito pelos indígenas. Ele reforçou que os índios alegam que falta estrutura na área da saúde e também pedem a exoneração da coordenadora da unidade de Colíder, Sanna Rochelle Aparecida Silva Sarmento, que está à frente da instituição há 6 meses.
Por meio de nota, a Sesai informou que está aberta para dialogar com as lideranças indígenas e que tem intensificado as ações de atenção à saúde dos índios com estratégias, como o programa Mais Médicos, do governo federal. Ainda de acordo com a secretaria, o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) ‘Caiapó’, em Mato Grosso, recebeu quatro médicos por meio do programa e que no último semestre também recebeu três remessas de medicamentos que foram destinados ao atendimento dos índios da região. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas