A Caixa Econômica Federal divulgou nesta quinta-feira (15) as novas taxas de juros que passarão a vigorar nos financiamentos de imóveis.
Segundo o comunicado divulgado pelo banco, os juros serão elevados por causa do aumento da taxa básica de juros, Selic, que passou de 10% para 11,75% ao ano em 2014.
As novas taxas serão aplicados às linhas de crédito concedidas a partir de 19 de janeiro e não serão repassadas aos financiamentos habitacionais contratados com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS.
Os reajustes serão aplicados aos financiamentos contratados com recursos da poupança, que se enquadram no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).
Moedas e casas em miniaturas: Aumentos de juros serão maiores para imóveis mais caros, que não se enquadram no Sistema Financeiro Habitacional (SFH) © Stock.xchng Moedas e casas em miniaturas: Aumentos de juros serão maiores para imóveis mais caros, que não se enquadram no Sistema Financeiro Habitacional (SFH)
As cartas de crédito do SBPE podem ou não seguir as condições estabelecidas pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
O SFH é um sistema de financiamento regulado pelo Banco Central por meio do qual os bancos utilizam recursos da poupança e do FGTS para quem contrai financiamentos de até 750 mil reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal e de até 650 mil reais nos demais estados.
Pela maior regulação, os financiamentos pelo SFH têm taxas menores.
Os demais financiamentos são feitos dentro do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Como as principais fontes de recurso do SFI são grandes investidores institucionais, que costumam exigir taxas de remuneração mais altas em seus investimentos, os juros repassados nas operações de crédito imobiliário dessa linha costumam ser mais altos.
Veja a seguir as alterações nas taxas de juros para imóveis financiados pelo SFH:
E agora veja as taxas aplicadas aos financiamentos do SFI:
Fonte: Caixa Econômica Federal