Camila Cervantes
Assessoria
A 90 dias para encerrar a legislatura, Riva retoma a presidência da Assembleia
A 90 dias para encerrar a legislatura, o deputado estadual José Riva (PSD) reassumiu, nesta semana, o comando das sessões plenárias da Assembleia, mas deixará a cargo do primeiro-vice, Romoaldo Júnior (PMDB), a administração do Legislativo. Segundo o social-democrata, o mais correto é manter a administração sob o comando do Romoaldo e Mauro Savi (PR), primeiro-secretário.
Riva afirma que devido à situação política do momento, decidiu não assumir administrativamente a presidência e argumenta que Romoaldo está à frente da Assembleia desde julho do ano passado, por isso, é coerente prosseguir nestes últimos dias de mandato. “São apenas dois meses, isso implicaria em todo um processo de prestação de contas. Acho que seria desnecessário”, avalia.
Acontece que, no último dia 30, o deputado obteve decisão favorável no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi liberado para retornar definitivamente ao comando do Legislativo. Esta foi a quarta e última decisão em favor de Riva entre pedidos existentes contra ele. A decisão foi do ministro do STJ, Og Fernandes.
O deputado foi afastado da presidência da Assembleia em 7 de maio de 2013, por decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça, relatada pela desembargadora Maria Erotides Kneip Baranjak. Foi acusado por atos de improbidade administrativa, juntamente com o conselheiro do TCE afastado Humberto Bosaipo, que resultaram em prejuízo ao erário de aproximadamente R$ 2,6 milhões por cada uma das quatro acusações. (Com Assessoria)