Jacques Gosch
Foto / Davi Valle
Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Neri Geller (PMDB)
O ministro da Agricultura Neri Geller (PMDB), que foi convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Agricultura da Câmara Federal sobre decisão da pasta de transferir a responsabilidade pela realização de provas de controle de qualidade em vacinas contra a febre aftosa, já respondeu os questionamentos dos deputados oposicionistas, liderados por Ronaldo Caiado (DEM-GO).
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nota, nesta quinta (30), afirmando que o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro/MG) está sendo capacitado a realizar o controle de vacinas contra febre aftosa, como estratégia para auxiliar o Lanagro/RS, sempre que necessário e para ampliação da capacidade operacional da Rede Oficial de Laboratórios.
Segundo o Mapa, essa estratégia é parte da política da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial da secretaria de Defesa Agropecuária, que estabelece que haja pelo menos duas unidades laboratoriais com capacidade para executar uma mesma análise na Rede Oficial de Laboratórios. Isso porque em eventual dificuldade operacional de um laboratório, para que não haja descontinuidade no serviço público oferecido, exista outra unidade igualmente confiável e rastreável.
Outro fator que demonstra a importância da estratégia, conforme o Mapa, é o crescente aumento na demanda por análises laboratoriais junto à Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, da qual fazem parte os Lanagros, para a certificação de produtos e insumos agropecuários e para a garantia da sanidade animal e da segurança alimentar.
O Lanagro/RS é o responsável por realizar o controle de 100% das vacinas anti-aftosa do país, que são utilizadas na imunização do rebanho bovino brasileiro em atendimento ao Plano Nacional de Erradicação de Febre Aftosa. A vacinação contra aftosa é compulsória no Brasil, a exceção de Santa Catarina. Por isso, a garantia da qualidade da vacina produzida é ainda mais necessária, uma vez que o governo federal testa 100% das destinadas à comercialização.
Dessa forma, o Mapa ressalta que o controle de vacinas contra febre aftosa continuará sendo realizado pelo Lanagro/RS, sendo este referência para este escopo de análise. E por sua vez, o Lanagro/MG está sendo capacitado para realizar, em conjunto e apoio ao Lanagro/RS. O requerimento para convocação foi apresentado por Caiado como demonstração de força dos oposicionistas e Neri Geller entrou na mira, porque foi um dos principais articuladores da campanha de Dilma em Mato Grosso.
No discurso, o democrata acusou Dilma e o PT de terem plantado “a discórdia e o separatismo” e disse que a campanha da reeleição foi a mais “suja e sórdida” da história. Além disso, afirmou que os ministros serão levados ao Congresso “debaixo de vara”. Além de Neri, a Comissão de Agricultura também conseguiu aprovar, nesta quarta (29), a convocação do ministro de Minas de Energia Edson Lobão (PMDB-MA), para tratar da venda de parte da Centrais Elétricas de Goiás à Eletrobras. A convocação do ministro da Integração Nacional Francisco Coelho Teixeira ainda está sob análise. (Com Assessoria)