Todas rodovias de MT apresentam deficiências, segundo CNT

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Mato Grosso tem a 5ª pior malha viária do país. É o que aponta os estudos da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Ganha somente dos estados do Amapá, Acre, Amazonas e Pará. Dos 4574 quilômetros de rodovias de Mato Grosso analisados pela entidade, 85% apresentam algum tipo de deficiência, sendo classificados como regular (43,9%), ruim (32,6%) e péssimo (9%).

De acordo com o documento, os 798 km de rodovias sob gestão estadual foram considerados regulares, ruins ou péssimos, o equivalente a 100% do total. Já na classificação geral das rodovias com extensão federal, 82% foram avaliadas entre regular, ruim e péssimo.

Considerando toda a extensão avaliada, a geometria foi a principal falha encontrada. Este tipo de problema atinge 82% das rodovias. A sinalização fica em segundo lugar, com 80,9%. Por último aparece a pavimentação apresentando 73,8%.

Dos 983 km de estradas sob gestão concedida, apenas 28% ou 277 km recebe o conceito de ótimo ou bom.
A situação piora em relação às rodovias sob gestão pública, apenas 11% ficam no conceito entre ótimo e bom.

Esta 18ª edição do levantamento da CNT avaliou 98.475 km, que correspondem a toda a malha federal pavimentada e aos principais trechos estaduais. Houve um acréscimo de 1.761 km (1,8%) em relação a 2013. Foram 30 dias de coleta, entre 19 de maio e 17 de junho.

Outro lado- Em nota a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (SETPU) afirmou que os recursos são insuficientes para atender toda essa demanda de manutenção das pavimentadas e não pavimentadas, restauração das rodovias com vida útil expirada, reforma e manutenção das pontes de madeira, construção de pontes de concreto e sinalização e conservação das rodovias pavimentadas.

Para a expansão da malha pavimentada o governo executa o programa MT Integrado onde interligará com mais de 2 mil km todos os municípios de Mato Grosso com pelo menos uma via de acesso asfaltado. Exemplo a MT-412 em Canabrava do Norte já concluída. Já as restaurações são executadas em rodovias que possuem o pavimento comprometido. Exemplo a MT-320/208 entre Alta Floresta e Nova Santa Helena.


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