A ideia da American Club Association (Associação dos Clubes Americanos) pode estar mais próximo de ocorrer, em um futuro próximo. A intenção de criar um “Clube dos 13 da América”, que defenda o interesse de todas as equipes de futebol da América, a exemplo do que existe na Europa, já tem um projeto sendo desenvolvido.
De acordo com a ESPN.com.br, o projeto, idealizado por José Carlos Peres, CEO do G4 (grupo que cuida dos interesses em comum dos quatro grandes paulistas), funcionaria como uma entidade que cuidaria dos diversos interesses de clubes de todo continente. Equipes de Argentina, Chile, Estados Unidos, México e Uruguai toparam participar e se empolgaram com a iniciativa.
O G4 já realizou cinco encontros envolvendo presidentes de Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos, Botafogo, Vasco, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro. Até mesmo uma reunião internacional foi realizada no CT Joaquim Grava, do Corinthians, no ano passado, quando Maradona e Romário participaram.
O próximo passo para a ideia sair do papel é a discussão de um Código de Ética que, ao ser aprovado por São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos, será discutindo entre as outras oito equipes consideradas como principais do Brasil.
A criação de ACA’s nacionais também é discutida. Equipes das Séries A e B também serão convidadas para fazer parte do projeto. Na Argentina, foram convidados Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club, San Lorenzo, Estudiantes, Lanús, Newells Old Boys, Vélez Sársfield e Arsenal. Todos os clubes já acenaram de forma positiva à criação de uma ACA local. O mesmo ocorreu no Uruguai. Times de México, Estados Unidos e Chile também foram convidados. Equipes de Paraguai, Venezuela, Colômbia e demais países entrariam como convidados, e não fundadores.
“Paramos as reuniões para cada país fundador ir montando a sua ACA. E daí surgiu a ideia de uma grande liga unindo as três Américas. Depois começará a admissão de clubes não fundadores. No ECA (European Club Association) hoje tem 20 fundadores e mais cerca de 190 não fundadores, ou seja, mais de 210 clubes europeus, com sede na Suíça. Espero que em 2015 seja fundada de vez esta que promete revolucionar o futebol das Américas”, disse José Carlos Peres ao ESPN.com.br.
A ECA (Associação dos Clubes Europeus) é o modelo que o idealizados do projeto pretende seguir. A entidade defende os interesses dos times da Europa, atualmente com sede na Suíça. Os 16 fundadores são Real Madrid, Barcelona, Milan, Juventus, Lyon, Rangers, Manchester United, Chelsea, Bayern de Munique, Ajax, Porto, Olympiacos, Anderlecht, Dínamo Zagreb, Kopenhagem e Birkirkara (Malta). O presidente é o ex-jogador e alemão Rummenigge.
Clubes convidados para serem fundadores (por países): Brasil: Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro Argentina: Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing Club, San Lorenzo, Estudiantes, Lanús, Newells Old Boys, Velez Sársfield e Arsenal Uruguai: Peñarol, Nacional e Danubio Chile: Colo-Colo, Universidad de Chile e Universidad Católica México: América, Cruz Azul, Chivas e Monterrey Estados Unidos: DC United, L.A. Galaxy, Colorado Rapids, Chicago Fire e Houston Dynamo