EM CUIABÁ Haitiano é preso pela PF por uso de documento falso

Data:

Compartilhar:

GD


A Polícia Federal prendeu em flagrante um haitiano por uso de documento falso. T.B.A., 27, buscava regularização da estada no país. Ele foi detido, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (7).

Segundo a PF, os agentes federais verificaram que a documentação do estrangeiro apresentava erros grosseiros, numeração e dados inexistentes nos sistemas oficiais. Ele recebeu voz de prisão na própria sala de imigração, sendo encaminhado em seguida para prestar depoimento.

Na oitiva, T. contou ter chegado ao Brasil em no dia 28 de setembro. A entrada dele no país ocorreu pelo Rio de Janeiro. O documento falso seria usado para garantir sua permanência no Brasil. O haitiano confessou ter pago U$ 2,5 mil a uma agência do país caribenho para obter a documentação ilegal.

Conforme a PF, a prisão de pessoas como T. é algo cada vez mais comum. Agentes afirmam que milhares de haitianos têm entrado no país pelas mais diversas fronteiras e na maioria das vezes em situação irregular. Segundo dados da Delegacia de Imigração da Polícia Federal em Mato Grosso, só em Cuiabá existem mais de 2 mil haitianos e esse o fluxo só tem aumentado.

A migração haitiana não é recente. Calcula-se que cerca de 830 mil haitianos vivam nos EUA, 800 mil na República Dominicana, 100 mil no Canadá e 80 mil na França. O Brasil é foco novo, e hoje abriga mais de 35 mil deles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas