GD
O candidato da coligação Coragem e Atitude Para Mudar, Pedro Taques (PDT), subiu mais 4 pontos em relação ao último levantamento e venceria a eleição para o governo de Mato Grosso ainda em primeiro turno. É o que aponta pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Centro América e divulgada nesta quinta-feira (2).
O pedetista aparece com 48% das intenções de voto, 19 pontos percentuais à frente de Lúdio Cabral (PT), da coligação Amor a Nossa Gente, que cresceu 3 pontos na preferência do eleitorado e chegou a 29%. A representante da coligação Viva Mato Grosso, Janete Riva (PSD), perdeu 2% da preferência do eleitor e caiu de 9% para 7%. Ela é seguida pelo candidato do PSOL, José Roberto, que manteve o percentual alcançado na última pesquisa e tem 1% da intenção de voto do eleitor de Mato Grosso.
Brancos e nulos somaram 6% enquanto que 7% do eleitorado ainda não se decidiu sobre o candidato escolhido.
Válidos – O Ibope também calculou e divulgou os votos válidos computados para cada um dos candidatos. De acordo com a sondagem, Taques aparece com 55% da preferência, 5 pontos percentuais acima do necessário para vencer em primeiro turno.
Em segundo lugar, aparece Cabral, com 34% das intenções. Janete ficou em 3º com 8%, José Marcondes, o Muvuca (PHS), que teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral, mas terá o nome na urna, é o 4º com 2% e José Roberto está em último com 1%.
Para chegar ao cálculo dos votos válidos, o Ibope utiliza a mesma metodologia aplicada pela Justiça Eleitoral, excluindo os votos em branco, nulos e os eleitores indecisos.
A pesquisa Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. A sondagem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso sob o protocolo nº 000125/2014.