Com bela atuação de Lucas Lima, autor de uma assistência e de um gol, o Santos venceu em casa o Figueirense por 3 a 1 neste domingo, na Vila Belmiro, em confronto válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paulista chegou aos 33 pontos e manteve-se na nona colocação, enquanto clube catarinense manteve-se com 26 pontos e segue na 13ª posição.
O Santos abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo com Leandro Damião. Ainda antes do fim da etapa inicial, deu tempo para o empate do Figueirense, com Giovanni Augusto de pênalti. Aos 17 minutos do segundo tempo, Robinho acertou belo chute após boa jogada de Lucas Lima. No fim, aos 42, Lucas Lima marcou com um toque por cima do goleiro e confirmou a vitória dos mandantes.
Apesar desta vitória, o Santos segue longe do G-4: o time da Baixada está a sete pontos do Corinthians, quarto colocado. Já para o Figueirense, a derrota confirma a estagnação da equipe de Florianópolis, que teve ascensão impressionante desde a chegada de Argel Fucks ao comando do time alvinegro: já são quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro (com duas vitórias e dois empates neste intervalo).
Além da atuação destacada de Lucas Lima – que foi contratado junto ao Internacional nesta temporada e marcou o seu terceiro gol com a camisa alvinegra -, o Santos segue mostrando ser um monstro na Vila Belmiro: essa foi a sétima vitória da equipe em casa, contra apenas três empates e duas derrotas. Apesar desse desempenho como mandante, o time segue no meio da tabela por causa da campanha longe da Baixada, que é praticamente a inversa da que o time realiza em seu estádio: duas vitórias, três empates e seis derrotas.
Na próxima rodada, o Santos, invicto há três jogos, visita o Atlético-MG tentando embalar para o G-4, enquanto Figueirense – que, a três pontos da degola, começa a se preocupar novamente – recebe o Corinthians.
O jogo
Fazendo jus à fama de visitante indigesto, o Figueirense começou o jogo em cima do Santos e mostrou que daria trabalho à equipe da Baixada. A primeira chance do Figueira veio aos 14 minutos, quando, mesmo desequilibrado, Pablo driblou Neto na área e chutou em direção a Aranha. Melhor para o camisa 1 dessa vez. Pouco antes, Souza também havia criado uma boa chance para o Peixe, ao chutar da entrada da grande área e dar trabalho a Tiago Volpi.
Poucos minutos depois, o time de Santa Catarina desperdiçou uma chance excelente de abrir o placar. Everaldo soltou uma traulitada em para o gol. Adiantado, Aranha viu a bola explodir com muita força no travessão. No rebote, o atacante mandou outra bomba. Dessa vez, o arqueiro fez a defesa e evitou o pior.
Como “quem não faz, toma”, o Figueirense acabou levando o primeiro gol no fim do primeiro tempo. Aos 40 minutos, Lucas Lima cruzou e Leandro Damião mandou para o fundo das redes com muita categoria. O tento saiu depois de muita insistência do Peixe com seu armador, com Robinho e com o garoto Caju no campo de ataque.
Quando a torcida comemorava e os jogadores do Alvinegro Praiano acreditavam que iriam para o intervalo com a vantagem no placar, Caju e Alison se enrolaram para tirar a bola de Marquinhos no ataque e o jogador chutou na mão do volante. O juiz não hesitou em marcar pênalti. Na cobrança, goleiro para um lado e bola para o outro. Giovanni Augusto cobrou com excelência e empatou o confronto.
Logo na volta do intervalo, o Figueirense já apertou o Santos em seu campo de defesa. Aos seis minutos Clayton teve a chance de virar a partida, mas não conseguiu passar por Cicinho e Neto dentro da grande área. Sem alternativas, o Peixe insistiu em lances com Robinho.
Em grandíssima jogada do ataque santista, Lucas Lima partiu em velocidade na intermediária, tocou para Gabriel, que fez belo corta-luz, e Robinho apareceu na meia-lua para mandar a bola no ângulo de Tiago Volpi aos 11 minutos do PT. Jogadaça do Santos coroada com um gol de placa do capitão.
Em grande noite, Robinho comandou o restante da partida, com muita categoria para segurar a bola no campo de ataque santista. Abatidos, os jogadores do Figueirense não tiveram força para reagir. Aos 38, Everaldo ainda ficou cara a cara com Aranha, mas tentou dar uma cavadinha e mandou a bola para fora.
No finalzinho, Robinho puxou contra-ataque mortal, tocou para Thiago Ribeiro. O camisa 11 puxou a marcação e deixou Lucas Lima na cara do gol. De cavadinha o armador do Peixe fez outro golaço.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 FIGUEIRENSE
Local: Estádio Urbano Caldeira, em Santos (SP)
Data: 21 de setembro de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Elmo Resende Cunha (GO)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
Cartões amarelos: Marquinhos e Paulo Roberto (Figueirense); David Braz (Santos)
Gols: Leandro Damião (Santos), aos 40 do PT e Giovanni Augusto (Figueirense), aos 47 do PT; Robinho (Santos), aos 11 do ST e Lucas Lima (Santos), aos 44 do ST.
SANTOS: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Caju (Zeca); Souza, Alison e Lucas Lima; Gabriel (Leandrinho), Leandro Damião (Thiago Ribeiro) e Robinho
Técnico: Enderson Moreira
FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos (Nirley), Thiago Heleno, Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, Marco Antônio (França), Giovanni Augusto; Clayton (Felipe), Pablo e Everaldo
Técnico: Argel Fucks