GD
Os candidatos das coligações Viva Mato Grosso e Coragem e Atitude para Mudar, o deputado estadual José Riva (PSD) e o senador Pedro Taques (PDT), respectivamente, voltam às atividades políticas, nesta quarta-feira (06). Ambos são adversários na corrida eleitoral para ocupar a cadeira de governador de Mato Grosso. Os outros 3 candidatos na disputa, por não possuírem mandato, seguem em atividades pelo Estado.
Taques iniciou cedo as atividades no Plenário do Senado, em Brasília, onde representa o Estado. Na ocasião, ele participou da aprovação do projeto que regulamenta a criação de novos municípios no país. O texto, elaborado pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi amplamente discutido entre os Poderes Legislativo e Executivo e coloca em questão os 20 distritos registrados em Mato Grosso, para que eles possam elevar de categoria e, assim, se tornarem cidades.
Para o senador e candidato ao governo, o projeto tende a contribuir para o fortalecimento das regiões, com isso, é favorável a elevação destas esferas por acreditar que os residentes serão beneficiados. O texto teve 52 votos favoráveis contra 4 em desfavor.
Já o deputado estadual e também candidato ao governo, José Riva (PSD), cumpre agenda logo às 7h da manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ele, que iniciou esta semana a caminhada corpo-a-corpo com a população da baixada cuiabana, concilia as atividades políticas com a campanha eleitoral.
Dentre os diversos temas considerados de ‘urgência’ pelo presidente da AL, o deputado Romoaldo Júnior (PMDB), está a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A pauta, que deveria ser debatida nesta terça-feira (05), pode entrar em discussão ainda hoje.
Considerada como um ‘grande avanço’ pelo presidente da AL, a lei, que tem projetos para entrar em rigor em 2015, ainda tramita na Comissão de Consituição, Justiça e Redação (CCJ), na presidência de Alexandre César (PT).
Campanha – Ainda nesta quarta-feira (6), os 2 devem voltar às atividades de campanha no qual disputam pela representação do Estado. O dia é marcado por diversas reuniões com grupos e com a coligação. Após as atividades no Plenário, Taques deve voltar para a Capital e se reunir a noite com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Mato Grosso (Sindmat), no Distrito Industrial.
O mesmo se dá com Riva, que após a sessão, marca o dia com diversas reuniões, com membros da coligação Fórum Sindical, colaboradores da AMM e candidatos do grupo político.
Enquanto isso, o candidato ao governo pelo PT, Lúdio Cabral, participa de uma série de eventos. Ele fará duas caminhadas, uma em Várzea Grande e outra em Cuiabá, os 2 maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, se reúne com profissionais da área da Saúde e, à noite, pretisiga o lançamento de uma candidatura a deputado estadual.
José Roberto (PSOL) passa a manhã concendendo entrevistas, antes de viajar ao município de Nobres (146 km a médio-norte da Capital). No período noturno, ele se encontra com lideranças comunitárias. Já José Marcondes (PHS) estará, durante todo o dia, em atividades internas ligadas à campanha.