A arma apreendida com o ex-cantor Rafael Ilha foi presente da mulher, Aline Kehz, segundo o advogado José Beraldo. O casal foi preso na última segunda-feira (21) na fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR), e indiciado por tráfico internacional de armas.
De acordo com Beraldo, os dois compraram a arma de caça em uma loja do Paraguai e tentariam procurar um despachante em Foz do Iguaçu para regularizar o documento.
— Foi tudo um grande mal-entendido, na verdade. Eles iam arrumar o registro da arma, mas o Rafael ficou nervoso no momento da prisão e não soube explicar o que aconteceu. A arma é de caça e para coleção pessoal.
O delegado Emerson Corteletti, responsável pela prisão em flagrante, disse que os amigos deixaram um carro de passeio escondido em Foz do Iguaçu e entraram no Paraguai de mototáxi. A arma foi comprada no país vizinho e, quando Rafael Ilha e a mulher voltavam, foram parados por policiais federais. Não houve resistência e o músico assumiu que a espingarda é sua e que gosta de colecionar, segundo o registro da ocorrência.
Rafael foi levado para o presídio de Foz do Iguaçu e a mulher para uma penitenciária feminina. A defesa entrou com um pedido de liberdade e o juiz federal Pedro Carvalho Aguirre Filho determinou que o casal seja solto, mediante pagamento de fiança. Beraldo afirmou que vai agilizar o procedimento para que eles saiam o quanto antes.