Governo anuncia 100 mil bolsas no programa Ci¨ºncias sem Fronteiras

Data:

Compartilhar:

De 2011 at¨¦ junho deste ano o programa j¨¢ concedeu 83 mil bolsas de estudo

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (25), que a segunda etapa do programa Ci¨ºncias Sem Fronteiras vai ofertar mais 100 mil bolsas de estudos para alunos de graduação e p¨®s-graduação em instituições de ensino no exterior.


Segundo o ministro da Educação, Jos¨¦ Henrique Paim, de 2011 at¨¦ junho deste ano, o programa j¨¢ concedeu 83 mil bolsas de estudo, quase alcançado a meta inicial que consiste em oferecer 101 mil bolsas at¨¦ o final do ano.

Durante a cerimônia, no Pal¨¢cio do Planalto,  Dilma afirmou que  a oferta de bolsas da primeira fase do programa ser¨¢ integralmente cumprida at¨¦ agosto.

A presidente lembrou que o objetivo do programa ¨¦ garantir ao Pa¨ªs as condições para gerar inovação e interesse pelas ci¨ºncias exatas, al¨¦m de estimular a aplicação desta tecnologia em todas as ¨¢reas. Junto com o anuncio das novas vagas, foram assinados termos de compromissos com empresas privadas.

Balanço da primeira fase do Ci¨ºncias Sem Fronteiras

Estados Unidos, Reino Unido, Canad¨¢, França e Alemanha são os principais parceiros do governo brasileiro. Cursos nas ¨¢reas de engenharias e tecnologia foram os que registraram a maior demanda de bolsas.

Durante seu discurso, Dilma ressaltou que o governo tamb¨¦m quer alunos estudando no Japão, Coreia do Sul e China.

¡ª Falando recentemente com ministro de relações exteriores da China, quando agradecia as 5 mil vagas que eles nos concederam, ouvi que  o Brasil, pelo seu tamanho, poderia ter mais vagas nas universidades chinesas. O ministro citou como exemplo a Coreia do Sul, que ¨¦ um Pa¨ªs muito menor e tem 50 mil estudantes na China.

Paim concluiu seu discurso frisando que o Ci¨ºncias Sem Fronteiras deixou v¨¢rios ensinamentos para melhorar a educação no Brasil.

¡ªAntes de mais nada, temos que incentivar nosso alunos a terem profici¨ºncia em uma segunda l¨ªngua. Al¨¦m disso, os estudantes do exterior que vieram ao Pa¨ªs nos mostraram a necessidade de reavaliar as praticas de ensino nos cursos de graduação e pos-graduação, principalmente no que diz respeito a integração da teoria com a vida pr¨¢tica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas