Qualquer que seja o resultado da , qualquer que seja o seu ganhador, eu posso assegurar que esta Copa não vai terminar em pizza.
Pois pizza é uma santa iguaria, cada vez mais paulistana, cada vez mais brasileira, que se pode – e deve – desfrutar todos os dias.
Seguramente, nas imediações de quem me lê, existe uma padaria, uma ou mesmo uma pizzaria de fato. Proponho, todavia, uma solução mais saborosa e mais comunitária. Por que razão você não reúne os seus amigos e, junto com eles, não produz as suas redondas?
Saiba que não existe sequer a necessidade de você dispor de um forno de lenha, de jeitão profissional, na sua casa ou no seu apartamento. Aqui eu ensino a fazer as suas redondas (ou retangulares, na dependência das formas à sua disposição) dentro de um forno convencional de gás.
Para um grupo de dez pessoas, aqueça, mansamente, temperatura de banho de bebê, 1,2 litro de água filtrada. E, nessa água, dissolva oito tabletinhos de fermento biológico. Para que o fermento desperte, agregue oito colheres, de sopa, cheias, de açúcar. Espere uns dez minutozinhos – o fermento se desmanchará, generosamente, até se tornar bem cremoso.
Numa bacia de tamanho adequado, coloque 2kg de farinha. Sobre a farinha, despeje o fermento liquefeito, mais uma xícara, de chá, de azeite e mais quatro colheres, de sopa, cheias, de sal. Misture tudo muito bem, até obter uma massa bem homogênea, bem amalgamada. Cubra com um pano seco e espere duas horas, para que a massa duplique de volume.
No intervalo, faça o molho de base, a partir de 2kg de tomates, cortados ao meio, sem sementes, grosseiramente passados num moedor de carne. Tempere com sal a seu gosto e com um pouco de orégano.
Divida a massa em quatro partes. Com cuidado, abra em quatro formas, levemente untadas com azeite. Use um pouquinho do molho em cada uma das partes e leve ao forno, pré-aquecido, por quinze minutos. Retire. Recubra as partes da massa com mais molho. Daí, por cima, espalhe os ingredientes que desejar, mozzarella, filezinhos de anchovas, rodelinhas de lingüiça – brinque com a sua fantasia e com a sua imaginação. Basta completar a operação, no forno – e se deliciar.