PRF está em prontidão por causa de bloqueio de índios na BR-070

Data:

Compartilhar:

Ao menos 50 homens da tropa de Choque monitoram a BR-070, perto de Poxoréu; por enquanto movimentação é pacífica, com pedido de contribuição para festa em homenagem aos índios

MAX AGUIAR /Hipernoticias


A Polícia Rodoviária Federal está com equipes do Grupamento Tático e tropa de Choque em prontidão para intervir em possível manifestação no quilômetro 222 da BR-070, próximo a Poxoréo (distante 260 km de Cuiabá), onde índios da etnia Xavante fazem bloqueio para pedir contribuições para as festas em comemoração ao Dia do Indio, que é lembrado neste sábado (19). 

Além do Grupamento Tático, o chefe da Delegacia de Primavera do Leste, Eloi Grison, disse que se necessário o Grupamento de Choque também está a posto para atuar. “Por enquanto está uma bloqueio pacífico. Os índios fazem isso todo o ano e sem nada de gravidade. Ainda é muito cedo para dizer, mas se os ânimos se exaltarem estamos com um grupo de choque pronto para atuar, mas isso se necessário”, explicou Grison. Os índios moram na aldeia Sangradouro. 

De acordo com levantamentos da PRF, moram na região entre Primavera do Leste e Poxoréo pelo menos 5 mil índios em 30 aldeias. Nesta manhã de sábado estão na rodovia pelo menos 50 xavantes armados com flechas, burdunas e lanças, o que para os policiais são armas do dia-a-dia do índio. “Eles estão armados com suas peças diárias e param todos os carros pedindo dinheiro para a festa do dia. Quem paga passa e quem não paga passa também. Se houver algum tipo de extorsão a PRF é obrigada a intervir seguindo a lei. Vale lembrar que essa manifestação é anual”, comentou Grison. 

Para os motoristas que estão no sentido Barra do Garças e preferem outro caminho, a PRF informa que existe o trajeto mais longo pela BR-364, sentido Rondonópolis ou por Paranatinga, sentido a MT-130. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas