Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) realizam mais um bloqueio nesta terça-feira (18). Dessa vez os protestantes bloquearam um trecho da BR-163, próximo ao município de Cláudia (620 km ao Norte de Cuiabá). Cerca de 100 integrantes participaram do manifesto. O congestionamento no local já registra 10 km. Os bloqueios se concentraram durante o dia.
O movimento também realizou bloqueio na BR-070, em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá) desde ontem de manhã e ainda ocupa a sede do Inca em Cuiabá. Além das reivindicações de regularização de assentamentos rurais no interior do estado, os manifestam reclamam também do atraso do Programa do Governo “Luz para Todos”, que deveria levar energia elétrica para cinco assentamentos onde moram várias familias do MST.
Segundo o Coordenador do MST, João Vieira, as negociações seguem em andamento, mas enquanto isso o movimento continua com os bloqueios durante todo o período da manhã e da tarde. “Apresentamos a pauta de reivindicações, durante uma reunião com o Incra, nesta segunda-feira (17), que ficou de avaliar a proposta e fazer um retorno, enquanto isso continuamos com os protestos”.
De acordo com o agente da Policia Rodoviária Federal (PRF), José Hélio Macedo, a situação no local é tranquila, apesar do congestionamento de mais de 10 km nos dois locais de bloqueios, apenas ambulâncias e carros oficiais estão passando pela barreira. Ele orienta aos motoristas que evitem passar pelo local.
“Nós participamos das negociações, a pauta de reivindicações do MST foi encaminhado para o Incra, agora qualquer tipo de acordo depende deles. O esperado é que os bloqueios sejam encerrados o mais breve possível para a tráfego seja normalizado”. ressalta o agente da PRF.