Alta Floresta decreta situação de emergência

Data:

Compartilhar:

GD


O município de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá) decretou no último fim de semana estado de emergência. A cidade tem vivido um verdadeiro drama por conta das fortes chuvas que tomam conta da região nos últimos tempos. Algumas regiões estão isoladas e a produção agrícola também está prejudicada.

De acordo com o Superintendente da Defesa Civil do Estado, Coronel Sérgio Delamônica, até o dia 8 de fevereiro, 19 municípios já haviam decretado situação de emergência no Estado de Mato Grosso. “Até o final desse mês o numero deve ser maior devido a decorrência das fortes e constantes chuvas que atingem o estado.” 

A Defesa Civil do Município está catalogando os pontos mais críticos. Mais de 2 mil km de estradas e cerca de 800 pontes estão são nenhuma condições de trafegabilidade, deixando algumas regiões do município totalmente isoladas. Para se ter uma idéia, em apenas 4 dias em que as chuvas não deram trégua, detectou-se mais de 20 pontos onde são visíveis a situação de alerta.

A destruição atinge desde atoleiros intermináveis a pontes quebradas, isso quando não são totalmente levadas pelas águas, o que impossibilita o tráfego de veículos e com isso a perca de muitas produções agrícolas, como a soja, por exemplo, que vem ganhando espaço na região com propriedades que ultrapassam os 1.200 hectares.

Além das produções agrícolas o setor pecuário passa por dificuldades de exportação de carga, tanto de corte quanto leiteira. A educação do município também enfrenta os problemas e as crianças das comunidades rurais chegam a caminhar por mais de 2 quilômetros para tomar o ônibus onde encontram alguma estrada que ainda ofereça trafegabilidade.

Na última sexta-feira (7) durante a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, realizada na Câmara Municipal de Alta floresta, o prefeito, Asiel Bezerra, falou sobre a situação desastrosa em que se encontram as estradas de acesso à sede do município.

“Hoje estamos numa situação difícil com várias pontes e bueiros rodados devido a quantidade de água que tem caído no município. Pedimos para que fosse feita uma avaliação e, a exemplo de vários municípios do estado, também estamos decretando situação de emergência”,lamentou o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas