Fifa diz que estádio é seguro e confirma Cuiabá na Copa

Data:

Compartilhar:

Estádio teve segurança questionada pelo MPE após incêndio ocorrido em 2013

Edson Rodrigues/Secopa

Clique para ampliar 


Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que recentemente visitou a Arena: “Estádio é seguro”

LISLAINE DOS ANJOS
Mdianews

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, declarou nesta terça-feira (18), em Florianópolis (SC), de que não tem dúvidas de que a Arena Pantanal é segura e confirmou a participação de Cuiabá como uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo no Brasil. As informações são da Folha de S. Paulo.

O estádio de Cuiabá foi alvo de um incêndio criminoso, conforme laudo da Politec, em 25 outubro de 2013. 

O setor atingido encontra-se logo abaixo das escadas que dão acesso às arquibancadas do setor Oeste do estádio.

Segundo relatório divulgado nesta semana pelo Ministério Público Estadual (MPE), o fogo teria danificado seriamente a estrutura do estádio, colocando em risco a vida de quem entrasse no local.


“Pedimos mais informações por parte de uma entidade independentemente para ter confirmação de que não foi estragada, impactada a estrutura, e isso nos foi confirmado. O estádio é seguro. Espero que todos vocês saibam que segurança é nossa preocupação principal. Em qualquer evento, isso é o mais importante”, afirmou Valcke.

Na tarde de segunda-feira (17), engenheiros responsáveis pela fiscalização da área atingida pelo fogo e contratados pela Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) fizeram uma visita guiada à imprensa por dentro do estádio, passando pela área de 20m², que foi atingida pelo incêndio. 

No local, os engenheiros e o secretário da Copa, Maurício Guimarães, reiteraram que todos os reparos necessários na obra foram realizados e que não havia risco de fragilidade da estrutura do estádio.

O secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, reiterou o que já havia sido afirmado pela Secopa, de que todos os problemas na arena causados pelo incêndio já foram sanados.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Arena Pantanal: estádio está em fase final de acabamento e deve ser inaugurado em março

A obra


Com mais de 95% das obras concluídas, o estádio passa exclusivamente por serviços de acabamento, segundo o engenheiro responsável pela obra, João Paulo Curvo, e deverá ser entregue pela Construtora Mendes Júnior ao Governo do Estado até o dia 15 de março.

Orçada em R$ 570 milhões – segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidades feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal já teve sua inauguração adiada por, no mínimo, cinco vezes.

O estádio já tem dois jogos agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para abril deste ano, sendo Mixto x Santos pela Copa do Brasil e Luverdense x Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro.

De acordo com Curvo, a instalação dos 12 elevadores do estádio já foi finalizada, o gramado está em fase final de crescimento e não há mais serviços estruturais a serem feitos na obra.

“Estamos concentrados no serviço de acabamento e de instalação da iluminação. Os telões já foram instalados e estão em funcionamento e os elevadores estão passando por testes de segurança”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIS RESULTA NA PRISÃO DE FORAGIDO LIGADO A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A Polícia Civil do município de Colíder (MT) efetuou, na manhã desta segunda-feira (28), a prisão de um...

ESTUPRO DE VULNERÁVEL – PRISÃO PREVENTIVA

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Atendimento da Mulher e Vulneráveis da Cidade de Colíder, iniciou...