Divulgação Reservatórios com água parada precisam ser eliminados para combater a reprodução dos mosquito transmissor do vírus da dengue |
Nos 23 primeiros dias de 2014, Mato Grosso já registra uma morte suspeita de dengue e por isso o caso, registrado em Cuiabá, segue em investigação. Durante o ano de 2013, foram 37 mortes causadas pela doença, cujo vírus é transmitido pelo mosquito aedes aegypti, que utiliza água parada, seja suja ou limpa, para se reproduzir. Quanto às notificações, entre os dias 1º e 23 deste mês, já são 546 casos notificados de dengue no Estado. Nos 15 primeiros dias eram 24 registros. Agora, 8 dias depois, outros 522 casos da doença são contabilizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) online.
Desse total de registros, o município de Sinop lidera com 233 casos. Depois aparece Rondonópolis contabilizando 52 notificações da doença. Cuiabá e Várzea Grande surgem na sequência do ranking com 26 e 4 registros notificados, respectivamente. Em 2013, Sinop também ocupou o primeiro lugar no ranking negativo fechando o ano com 8.691 casos notificados e ainda 4 mortes, o dobro de Cuiabá que contabilizou 2 mortes por dengue e 3.750 notificações da doença.
Apesar de os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) mostrarem um número alto de registros em apenas uma semana, ou seja, 522, o total de casos contabilizados até o momento, 546, está bem abaixo dos números registrados no mesmo período do ano passado. Isso porque em 2013, as notificações no mesmo espaço de tempo foram de 5.471 casos. De qualquer forma, essa redução não é motivo para tranquilidade e a SES orienta a população a continuar fazendo sua parte.
Entre os cuidados apontados pela Secretaria de Saúde para combater os focos do mosquito em casa estão: limpar calha dos telhados, os pratinhos dos vasos de plantas, manter piscinas limpas, não deixar formar poças d’água. Outras medidas são eliminar qualquer tipo de material que possa acumular água. Vale lembrar que garrafas ou recipientes devem ser guardados sempre virados de boca para baixo, os pneus precisam ser mantidos em locais cobertos para não acumular água e as caixas d’água e os poços devem ser bem tampados.