Um diamante azul de 29,6 quilates foi encontrado na mina de Cullinan, perto de Pretória, África do Sul, anunciou nesta terça-feira (21) a empresa Petra Diamonds, que qualificou a pedra de “excepcional”.
A empresa foi evasiva no que diz respeito ao valor exato que sua nova descoberta poderia alcançar, mas certamente ultrapassa 10 milhões de dólares. Em abril de 2013, por exemplo, um diamante azul menos valioso (de 25,5 quilates) foi vendido, por 16,9 milhões de dólares.
— A pedra é de um azul intenso notável, com uma saturação, um tom e uma clareza extraordinários, e conta com o potencial para produzir uma pedra polida de grande valor — afirmou, em um comunicado, o grupo britânico, que explora a mina sul-africana desde 2008.
O encontro ocorreu na semana passada.
— Estamos realmente entusiasmados com o potencial deste diamante — declarou a porta-voz do grupo, Cathy Malins, lembrando.
Mais valioso do mundo
A mina de Cullinan é famosa por ter sido o local do encontro do mais valioso diamante já descoberto – o “Cullinan”, pedra de 3.106 quilates, achada há mais de cem anos, em 1905. A pedra foi talhada em seguida – dois de seus fragmentos mais impressionantes fazem parte das joias da coroa britânica.
Copyright AFP – Todos os direitos de reprodução e representação reservados