Marcus Vaillant |
O policiamento nas estradas federais de Mato Grosso recebeu um reforço para as atividades de patrulhamento, repressão e prevenção. Ao todo, 31 carros, 24 motocicletas, 10 radares de última geração e 80 etilômetros serão incorporados às 16 unidades regionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De acordo com o superintendente do órgão em Mato Grosso, Arthur Nogueira, os equipamentos são suficientes para atender as unidades e serão direcionados conforme a demanda dos agentes. “Cada unidade operacional receberá, no mínimo, uma viatura, mas algumas, em que há uma necessidade maior, como Sorriso e Barra do Garças, receberão mais”.
Além dos carros e equipamentos, a expectativa da PRF é a de receber cerca de 100 novos agentes, que se somarão aos 390 que atuam em todo Mato Grosso. O número é comemorado, mas considerado longe do ideal. “Seria necessário ter o dobro disso para um estado tão grande como Mato Grosso”.
Além dos novos efetivos, durante a Copa do Mundo, está previsto o reforço de mais 150 agentes, que atuarão exclusivamente na região metropolitana de Cuiabá. “Depois do evento, como eles estão lotados em outras regionais, voltam para seus Estados”.
Moderno – Os 8 novos radares são capazes de verificar a velocidade dos veículos a 2 quilômetros de distância e fazem a foto do veículo, o que garante a confiabilidade da ação. São considerados o que existe de mais moderno disponível no mercado.
Ligados a um computador, além de auferir e fotografar, os equipamentos enviam para a central a imagem, gerando automaticamente o auto de infração, que precisa ser apenas validado pela PRF.
Desta forma, impedem erros no preenchimento dos dados, retiram a necessidade de que o veículo infrator seja abordado e também que os condutores, ao avistarem a fiscalização, reduzam a velocidade. Em outros Estados, que já receberam os equipamentos, houve um aumento no número de autos de infração.
Além dos radares, a PRF recebeu 14 caminhonetes GM Trail Blazer, 17 veículos Renault Fluenze, 12 motocicletas Honda NC 700 para o policiamento e outras 12 Harley Davidson, para o trabalho de escolta