Jacinto Lamas e Romeu Queiroz também passam para regime semiaberto

Data:

Compartilhar:

Marcos Valério, Cristiano Paz, José Salgado e Ramom Hollerbach continuam no fechado

Carolina Martins em Brasília

Assim como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, o ex-tesoureiro do antigo PL (atual PR) Jacinto Lamas e o ex-deputado do PTB, Romeu Queiroz, também vão cumprir pena em regime semiaberto. O juiz titular da VEP-DF (Vara de Execuções Penais do Distrito Federal), Ademar Silva de Vasconcelos, determinou, nesta segunda-feira (18), a transferência dos cinco presos para o CIR (Centro de Internamento e Reeducação), que fica dentro da do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

De acordo com o TJDF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal), foi emitida também a guia de recolhimento ao sistema prisional do DF, dando início ao cumprimento da pena.

Alem disso, o juiz Vasconcelos também definiu que os cinco condenados no processo do mensalão ficarão presos sem beneficios externos, pelo menos até que a defesa entre com pedido de benefício de saída para realizar trabalhos externos.

Oficinas

O CIR, ala onde Dirceu, Delúbio, Genoino, Lamas e Queiroz devem cumprir pena, é um presídio onde existem oficinas de trabalho como marcenaria, lanternagem, funilaria, serigrafia, panificação, costura de bolas e de bandeiras além de trabalhos agrícolas.

As oficinas são semelhantes as encontradas nas colônias agrícolas e industriais. É nesse presídio também que estão as alas de ex-policiais e de presos provisórios com direito à prisão especial.   

Regime fechado

O empresário Marcos Valério, considerado operador do mensalão, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramom Hollerbach, além do ex-dirigente do Banco Rural, José Roberto Salgado, pegaram mais de oito anos de prisão e por isso devem começar a cumprir pena em regime fechado.  

De acordo com a decisão do juiz Vasconcelos, eles vão ficar presos na PDF 1, presídio de segurança máxima da Papuda. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, a ala possui biblioteca, oficinas de trabalho e salas de aula.         

Mulheres condenadas

A ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, condenada em regime fechado, e a ex-funcionária de Marcos Valério, Simone Vasconcelos,condenada em regime semiaberto, são as únicas mulheres que foram consideradas culpadas no processo do mensalão.

De acordo com decisão da Vara de Execuções Penais, inicialmente elas vão cumprir pena no 19º batalhão da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), que fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas